Viagora

Deputado Flávio Júnior propõe programa de diagnóstico precoce de doenças renais na infância

O parlamentar também apresentou projeto que visa obrigar a realização de exame de ultrassom morfológico no pré-natal e de exame para detectar eclâmpsia e pré-eclâmpsia.

O deputado Flávio Júnior (PT), durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) dessa quarta-feira (11), apresentou dois projetos de lei com enfoque na saúde infantil e materna. Uma das propostas busca instituir o Programa Estadual de Diagnóstico Precoce e Prevenção da Doença Renal Crônica em Bebês e Crianças, e a segunda, quer obrigar a realização de exame de ultrassom morfológico no pré-natal e de exame para detectar eclâmpsia e pré-eclâmpsia.

De acordo com o parlamentar, o programa estadual visa garantir a eficácia do diagnóstico precoce através da inclusão de exames simples, como a dosagem de creatinina e ultrassonografias renais, no calendário de triagem pediátrica. Flávio Júnior destacou que, ao estabelecer diretrizes claras e metas, a iniciativa promoverá uma resposta ágil do sistema de saúde, protegendo a vida e o bem-estar das crianças.

Foto: Divulgação/ Assembleia Legislativa do Estado do PiauíDeputado Estadual Flávio Nogueira Júnior
Deputado Estadual Flávio Nogueira Júnior

Conforme o deputado, a atenção contínua às fases intrauterinas e pós-nascimento é essencial para o tratamento adequado. “A obrigatoriedade do ultrassom morfológico e de exames de detecção de eclâmpsia possibilitará “intervenções que minimizem complicações e promovam uma qualidade de vida digna às pessoas afetadas”, pontuou.

Ainda em relação à saúde, Flávio Júnior apresentou projeto de lei para que as operadoras de planos privados de assistência à saúde forneçam, aos beneficiários, resposta por escrito às solicitações de autorização de procedimento, em prazo determinado. 

Facebook
Veja também