Pacientes da UPA do Renascença denunciam demora no atendimento
A FMS informou através de nota que os atendimento são realizados de acordo com a classificação de risco, ou seja, o risco de vida do paciente e não pela ordem de chegada.
Moradores do bairro Renascença, localizado na zona Sudeste de Teresina, têm reclamado da demora no atendimento da Unidade de Pronto Atendimento do bairro, nos períodos da manhã e tarde.
De acordo com uma paciente que preferiu não ser identificada, a UPA vive lotada e já houve casos dos médicos de plantão deixarem a unidade sem atendimento algum por causa do horário.
“A UPA do Renascença é lotada e os médicos de plantão saíram para almoçar. Não tem nenhum atendendo e a resposta da recepção é que não sabem a hora que eles vão voltar. É um descasado enorme, os recepcionistas não sabem atender nem explicar nada”, explicou uma paciente.
Além disso, outra paciente informou que o problema da demora no atendimento na unidade é comum, principalmente quando há uma maior procura. “É sempre assim, é normal demorar. E é o jeito a gente esperar, se não esperar não é atendido e não fica bom de nada”, completa.
Outro lado
Procurada pelo Viagora, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), por meio da assessoria de imprensa, em nota, informou que os atendimentos nas Unidades são realizados de acordo com a classificação de risco, e não pela ordem de chegada, podendo aumentar o tempo de espera de alguns pacientes. Além disso, a FMS afirma que a denúncia de falta de médicos na unidade é falsa.
Confira abaixo a nota na íntegra:
“Os atendimentos nas Unidades de Pronto atendimento são realizados de acordo com a classificação de risco, ou seja, o risco de vida do paciente e não pela ordem de chegada. Com relação a falta de médico no plantão a denúncia não procede. As escalas de plantão estão completas e é de 12 horas presenciais. O médico as vezes se ausenta para a realização das refeições ou das necessidades fisiológicas, mas estão na unidade de saúde.”
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