Secretário Nacional de Habitação participa de encontro em Teresina
Durante o evento, Alfredo Santos, comentou sobre mudanças no programa Casa Verde Amarela e informou sobre a expectativa de contratação no programa até 2023.
Nesta sexta-feira (02), o Secretário Nacional de Habitação Alfredo Santos, participou de evento para debater a respeito de programas de habitação social de interesse nacional, no Blue Tree Towers Rio Poty, localizado no bairro Ilhotas, Centro de Teresina.
Durante o evento, o Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina, Guilherme Fortes, comentou que foram realizadas várias medidas para adesão de pessoas aos programas de habitação, como o Casa Verde Amarela, onde foi aumentado o período de pagamento, e o de subsídio. “Esse é um trabalho que iniciou em agosto do ano passado com a preocupação da inflação, em como atingir a capacidade de pagamento das pessoas, várias medidas foram feitas. Primeiro, um subsidio de 30 mil, veio de para ser de 47 mil, período de pagamento de 30 anos passou para 35 anos, a taxa de juros que era 6%, em algumas situações depende se tem família, se trabalha, tem um escalonamento, dando mais incentivo para quem tem uma renda menor, até 4,5%, então esse pacote de mudanças, ele já apresentou resultados para uma retomada da construção civil, nós tivemos o período de pandemia, percebemos uma baixa, no parar da pandemia, poucos lançamentos até porque a situação é critica e agora estamos preocupados com a inflação e como confronta-la”, disse.
O secretário Nacional de Habitação, Alfredo Santos, informou que a expectativa de adesões ao programa Casa Verde Amarela após as mudanças realizadas é de cerca de 360 mil unidades habitacionais contratadas. “Para este ano a nossa estimativa é fecharmos o ano ao redor de 360 mil unidades habitacionais contratadas no programa, e com essas alterações que nós fizemos que elas estão entrando em vigência só agora mais para o final do ano, e mais mudanças que faremos até o final do ano, a gente estima que em 2023 a gente rompa a barreira de 450 mil unidades financiadas”, comentou.
Já o superintendente da Rede da Caixa no Piauí, Raul Gomes, comentou que a instituição financeira espera que ocorra um aumento de contratações ao programa no estado. “A medida começou a valer a partir de ontem, e Só esse aumento de prazo dá uma maior capacidade de pagamento para todos, então assim, aquela pessoa que poderia financiar 100 mil vai poder financiar 105 mil, então a expectativa é que tenha um aumento.
-
Saiba como adquirir muda no Viveiro de Mudas na Zona Norte de Teresina
De acordo com a prefeitura, o local atrai a atenção das famílias, das escolas e da comunidade. -
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais. -
Empresário José Elias Tajra morre aos 90 anos em Teresina
A TV Antena 10, emissora fundada pelo empresário, lamentou seu falecimento e destacou o seu legado através de nota divulgada nas redes sociais.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir