Aluísio Sampaio defende coleta seletiva residencial em Teresina
Conforme o vereador, Teresina conta atualmente com apenas 35% de cobertura na rede de esgoto, uma porcentagem ainda distante da ideal na capital.
Nessa quarta-feira (02), em reunião realizada na Câmara Municipal de Teresina (CMT), sobre a concessão dos serviços de resíduos sólidos em Teresina, o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) apresentou alguns questionamentos quanto à taxa da coleta de lixo a ser cobrada e sobre a contemplação da coleta seletiva residencial.
Estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Planejamento (SEMPLAN) João Henrique Sousa, parlamentares e membros da pasta.
- Foto: DivulgaçãoVereador Aluísio Sampaio
Aluísio Sampaio que assumiu a Secretaria do Meio Ambiente de Teresina (SEMAM), em 2015, ressalta que uma das suas principais pautas foram a sustentabilidade, esgotamento sanitário e educação ambiental.
“Um dos maiores desafios que temos na área ambiental é a questão do lixo e do saneamento básico, principalmente em relação ao esgoto. As minhas únicas preocupações são, primeiramente, quanto à taxa. Acho que toda taxa que se amplia na arrecadação, nós podemos diminuir o valor da cobrança, para não atrapalhar a quem empreende, especialmente, ao pequeno empreendedor”, destacou.
Para o parlamentar a coleta de lixo seletiva residencial também é um dos grandes problemas. “A outra preocupação é a contemplação da coleta seletiva residencial, porque o que nós percebemos hoje de fundamental importância nas questões dos resíduos sólidos é a coleta seletiva. Isso envolve também a contemplação da educação ambiental para a população realmente poder separar o lixo corretamente”, pontuou.
Conforme o vereador, Teresina conta atualmente com apenas 35% de cobertura na rede de esgoto, uma porcentagem ainda distante da ideal na capital.
“A Parceria Público Privada (PPP) permitiu um avanço hoje significativo desenvolvendo melhorias no setor. Ao iniciarmos nossos trabalhos na Câmara, a cobertura da rede de esgoto era de 17% e hoje já são 35% na cidade de Teresina. O aterro sanitário tem uma vida útil que já está vencendo, só temos mais três anos e as adequações à Política Nacional dos Resíduos Sólidos Brasileira, se faz necessária. Nós precisamos financiar a solução desses problemas ambientais, que são de importância não só para nossa cidade como também para o planeta”, disse o Progressista.
Teresina
Piauí
Secretaria Municipal do Meio Ambiente - Semam
Secretaria Municipal de Planejamento - Semplan
Aluísio Sampaio
Câmara Municipal de Teresina
-
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial. -
Ciro Nogueira celebra aprovação de projeto que viabiliza recursos para o Piauí
De acordo com o senador, além de possibilitar que emendas sejam direcionadas a municípios com pagamentos suspensos, a nova medida proporciona maior transparência
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir