MP pede que Florentino Neto melhore Residência Terapêutica
O Ministério Público, através do promotor Eny Marcos, expediu uma recomendação ao secretário Florentino Neto para que sejam feitas melhorias nas instalações da Residência Terapêutica.
O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), na figura do promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, expediu uma recomendação ao secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, e à gerente de Atenção à Saúde Mental que providenciem medidas adequadas para o pleno funcionamento da Residência Terapêutica do bairro São João, localizado na zona Leste de Teresina.
O promotor, representante da 12ª Promotoria de Justiça, destacou que foi instaurado inquérito civil público a fim de apurar possíveis irregularidades e adequar o funcionamento do Serviço Residencial Terapêutico implantado no bairro São João, de Gestão Estadual, às normas sanitárias.
Após inspeção realizada pelo MP, foi constatada uma série de irregularidades no local, como: a contumácia na irregularidade no fornecimento de alimentos, que por muitas vezes chega em quantidade menor do que a necessária; o não fornecimento de materiais e limpeza e de higiene; e a necessidade de realização de reparo do forro residencial.
Um o relatório elaborado pelo Conselho Penitenciário do Estado do Piauí sugeriu algumas medidas de adequação nas instalações da Residência Terapêutica, como a remoção de árvore na parte frontal, a busca de apoio de diversas instituições religiosas (em respeito à liberdade de culto), a aquisição de um novo fogão a gás e instalação de um computador com acesso à internet e impressora, a realização de pintura externa e interna, conserto da rede sanitária de esgoto e da cerca elétrica.
O órgão ministerial considerou ainda uma vistoria realizada em 14 de junho na Residência Terapêutica, na qual foi constatada a permanência das irregularidades.
Diante dos fatos, o MP-PI recomendou que os gestores providenciem, no prazo de 30 dias, a regularização no fornecimento de gêneros alimentícios e de materiais de higiene, a busca de apoio de diversas instituições religiosas (em respeito à liberdade de culto), a aquisição de um novo fogão a gás, a instalação de um computador com acesso à internet e impressora, a realização de pintura interna e externa, o conserto da rede sanitária de esgoto e da cerca elétrica e o reparo no forro residencial no prédio da Residência Terapêutica do São João.
No texto da recomendação, o órgão ainda adverte que o não cumprimento das medidas no prazo estipulado poderá implicar na adoção de outras medidas administrativas ou judiciais cabíveis.
Teresina
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Florentino Neto
-
2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina zera processos paralisados
O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) destacou que está trabalhando para ter um controle mais rigoroso e produtivo desses processos. -
Setor do turismo no Piauí cresce 4,3% em 2024, aponta Fecomércio-SP
De acordo com a pesquisa, em 2023, o faturamento do turismo piauiense foi de R$ 207 bilhões, já no passado aumentou para R$ 561 milhões. -
Interpi trabalha na regularização fundiária de comunidades quilombolas em Gilbués
De acordo com o instituto, os técnicos irão realizar o georreferenciamento da região, processo em que é definida a área ocupada por cada território conforme os marcos legais. -
Empresário José Elias Tajra morre aos 90 anos em Teresina
A TV Antena 10, emissora fundada pelo empresário, lamentou seu falecimento e destacou o seu legado através de nota divulgada nas redes sociais. -
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir