“Firmino é o comandante da quadrilha de multas”, diz José Lira
Nesta segunda-feira (21), o ex-vereador fez duras críticas a gestão do prefeito e atuação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito em Teresina.
Nesta segunda-feira (21), o ex-vereador Antônio José Lira (PSL), fez duras críticas a gestão do prefeito Firmino Filho e atuação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) em Teresina sobre a quantidade de multas e abordagem dos agentes a população.
Antônio José Lira afirmou durante entrevista ao Viagora que criaram uma indústria de multas na capital e que existem só “arapucas” na cidade.
“ A função da Strans é regulamentar, educar o transito, mas você pode ver que a única coisa que dá explicitamente é o lado da punição. Por exemplo quantos sinais de trânsito você vê com problemas no periodo das chuvas você não vê um carro da Strans, você vê só o congestionamento e multar porque foi a indústria que fizeram, que criam em Teresina. O MP tem que ver, que averiguar quem sãos os proprietários dessas empresas, quem está por trás disso. Nós temos verdadeiras arapucas na cidade porque a intenção não é educar o trânsito. A Strans usa o problema de trânsito para bem passar. Teresina apura quase 20 milhões de reais de multa a em um ano e você não vê melhorias”, explica o ex-vereador.
- Foto: Lucas Dias/GP1Ex-vereador Antônio José Lira
O ex-vereador falou ainda sobre a ausência de campanhas educativas por parte da Strans. “Fizeram foi fechar todos os retornos sem educar a população, sem trazer uma campanha educativa, se vai fechar algum retorno, logicamente tinha que preparar a população. A única coisa que eles querem é multar parece que tem assim uma premiação um plano de meta para multar, porque não se admite tanto abuso”, disse.
José Lira fez criticou a atuação de Firmino Filho como prefeito e fez acusações: “O Firmino é o comandante dessa quadrilha de indústria de multas em Teresina. Ele já fez um sistema de integração e fracassou. Como é que existe um sistema de integracao e não é integrado (pergunta). A Strans não fez nenhuma campanha educativa sobre a integração eles botaram em alguns veículos de comunicação bem rapidinho, o povo por exemplo, não sabe o que é linha alimentadora. A linha alimentadora é a linha que saí do bairro para o terminal e o povo não sabe o que é isso, ou seja, só fizeram jogar, precisa ter uma campanha educativa explicando para população de forma constante”, afirmou.
Ainda segundo Lira, além do problema das multas a cidade está repleta de obras inacabadas e acusou o prefeito de administrar de forma mentirosa.
“Hoje tem-se que trabalhar para pagar as multas, porque se correr o bicho pega se ficar o bicho come. Outra situação grave é que atualmente a Strans tem dois Jaris (Defesa Prévia Recurso) . Quando você pega uma multa e tem direito de reclamar aí você procura um departamento lá que é determinado Jari. Agora eles criaram um Jari só para os ônibus. Hoje uma multa que um empresário do transporte coletivo paga quando não segue o horário da integração é mil vezes o valor da passagem unitária. Isso é grave porque a prefeitura no lugar de dar o subsidio, eles olham as multas e o empresário não pega nada desse subsidio, já que a prefeitura faz um encontro com as multas do transporte coletivo. Eu nunca vi uma gestão tão fadigada, tão enrolada e de obras paradas como essa do prefeito Firmino filho é uma gestão mentirosa, cansada e essa Strans está perdida. Esse problema de multa em Teresina é um assalto a mão armada, sou a favor da fiscalização do trânsito desde que não seja arapuca para pegar as pessoas”, desabafou José Lira.
-
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros. -
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir