Viagora

Audiência pública debate segurança de barragens no Piauí

A audiência pública, proposta pelo senador Elmano Férrer, debateu a Política Nacional de Segurança de Barragens no Brasil.

Na manhã desta segunda-feira (03), foi realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI) em Teresina uma audiência pública proposta pelo senador Elmano Férrer (Podemos), que debateu a Política Nacional de Segurança de Barragens no Brasil.

  • Foto: Hélio Alef / ViagoraAutoridades compareceram à audiência pública proposta pelo senador Elmano FérrerAutoridades compareceram à audiência pública proposta pelo senador Elmano Férrer.

A audiência contou com a presença de representantes de diversos órgãos, incluindo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado do Piauí, Ministério da Integração Nacional, CODEVASF, DNOCS, CPRM, Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí, Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí, Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Parnaíba, entre outras.

  • Foto: Hélio Alef / ViagoraSenador Elmano FérrerSenador Elmano Férrer (Podemos).

Em entrevista ao Viagora, o senador Elmano Férrer falou sobre a importância da realização da discussão do tema. "Nós tivemos problemas muito sérios com relação às barragens este ano, como o que aconteceu com a Barragem do Bezerro aqui no Piauí. A primeira barragem do Piauí foi construída há mais de 100 anos. Muitas vezes, essas barragens mais antigas são abandonadas pelo poder público. Não há um trabalho de monitoramento e manutenção delas. Essas construções sofrem desgaste com o tempo, como aconteceu na Barragem do Bezerro. Então o sentido dessa audiência é esse, discutir e buscar soluções para essa situação das barragens", afirmou.

Sobre o Plano de Trabalho para avaliar a Política Nacional de Segurança de Barragens, Elmano Férrer revelou que essa é uma prioridade para esse ano. "O Plano Nacional de Segurança de Barragens é fundamentado por uma lei de 2010. Essa é uma audiência pública do Senado, sob a responsabilidade da Comissão Permanente de Desenvolvimento Regional e Turismo, que elegeu o foco para esse ano as discussões acerca da segurança de barragens. Um caso que chamou a atenção da sociedade brasileira para o problema foi o desastre de Mariana (MG). Em 2015, quando chegamos no Senado Federal, já fizemos um pronunciamento para tratar do assunto da segurança das barragens", finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Elmano Férrer

Facebook
Veja também