MP-PI apura falta de transparência na prefeitura de Campo Maior
O órgão instaurou um inquérito civil público para investigar a não publicação de valores arrecadados na aplicação de multas de trânsito no município.
O Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) instaurou na última terça-feira (20), um Inquérito Civil Público, para apurar a falta de publicação de valores arrecadados na aplicação de multas de trânsito na cidade de Campo Maior.
O promotor de Justiça Maurício Gomes de Souza, responsável pela ação relatou no documento que a instauração do inquérito “tem em mira a colheita de elementos de veracidade e comprovação dos fatos tratados” que chegaram ao conhecimento do MP-PI através de uma denúncia.
Segundo o inquérito, “o órgão responsável pela aplicação e recolhimento de multas de trânsito deverá publicar, anualmente, na rede mundial de computadores (internet), dados sobre a receita arrecadada com a cobrança e sua destinação”, o que de acordo com o denunciante não vem ocorrendo no município.
Por lei, todo o dinheiro arrecadado por meio das multas de trânsito é aplicado em ações de policiamento, fiscalização e educação de trânsito, sinalização e engenharia de tráfego. Como medida de investigação dos fatos denunciados ao Ministério Público, o órgão solicitou ao município de Campo Maior informações a respeito da destinação dos recursos arrecadados, mas o município não apresentou nenhum documento esclarecendo os fatos.
Foi requisitado ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), informações a respeito do acompanhamento e fiscalizações das receitas públicas municipais oriundas da aplicação de multas a arrecadamento por parte do município de Campo Maior.
Ao secretário Municipal de Fazenda e ao secretário de Trânsito do município, o órgão ministerial requereu a relação de todas as multas aplicadas e arrecadadas pelo município entre os meses de novembro de 2013 e novembro de 2018.
Outro lado
O Viagora procurou os secretários citados e o prefeito para falar sobre o assunto, mas até o fechamento da matéria eles não foram localizados.
Campo Maior
Piauí
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
-
Homem é condenado a 20 anos de prisão por tentativa de homicídio em Uruçuí
Conforme a denúncia do Ministério Público, o crime foi cometido por volta das 19:30h nas proximidades do ‘Bar do Cabeça’, no bairro Aeroporto. -
Coletivo piauiense Kaylla Martins lança clipe em homenagem aos povos originários
A produção foi realizada com recursos da Lei Paulo Gustavo e busca trazer uma reflexão sobre a história e a ancestralidade do Brasil. -
Juiz manda Agespisa pagar indenização de R$ 100 mil e regularizar abastecimento em Uru
Conforme a decisão judicial, a determinação foi resultado de pedido acatado pelo juiz após ação civil instaurada pelo promotor Edgar Bandeira, através da 2ª PJ de Uruçuí. -
Justiça Itinerante oferece serviços gratuitos no 2º Mutirão PopRuaJud em Parnaíba
ara a analista judicial e membro da Justiça Itinerante, Robertha Sampaio, o mutirão permite que pessoas em situação de rua possam efetivar seus direitos, como o acesso à regularização cível -
Bombeiros do Piauí finalizam capacitação de salvamento em altura em Goiás
Segundo a CBMEPI, o curso teve a duração de 45 dias, visando especializar oficiais e praças para o planejamento, coordenação e execução de operações de salvamento em altura.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir