TCE encontra merenda escolar estragada em São Pedro do Piauí
O conselheiro substituto, Delano Câmara, deu o prazo de 15 dias para que o prefeito apresente explicações sobre os fatos relatados.
O prefeito de São Pedro do Piauí, José Maria de Aquino Ribeiro Júnior, o Júnior Bill (PSDB) está respondendo processo no Tribunal de Contas do Estado juntamente com o secretário municipal de Educação, Fredson Leal Nunes, pelas condições insalubres do armazenamento da merenda no Colégio Municipal Davina Veloso. O relator é o conselheiro Abelardo Pio Vilanova e Silva
Na inspeção realizada pelo TCE, foram encontrados alimentos vencidos, armazenados inadequadamente, com embalagem danificada e até mesmo com a presença de insetos.
Constatou - se que os alimentos são acondicionados sem nenhum critério ou cuidado, “jogados de qualquer jeito nas prateleiras”, sem nenhuma organização nem controle de validade dos produtos, sujeitando os alunos a problemas de saúde decorrentes de consumo de produtos inadequados para alimentação.
- Foto: Divulgação/Tribunal de Contas do EstadoPeça do processo judicial mostra feijão Vencido em março deste ano.
No local havia diversos pacotes de feijão com validade para 20 de março de 2017. O alimento estava armazenado junto aos pacotes de flocos de milho, que tinham embalagens furadas, com conteúdo vazando. Foram encontrados também insetos junto a embalagem dos produtos.
Outra grave irregularidade que foi constatada foi o armazenamento dos sucos. No local, as bebidas foram encontradas adicionadas no chão do depósito, em contato com uma grande quantidade de sujeira.
A fiscalização na instituição foi feita no período de férias escolares, após o primeiro semestre de aulas. Outro fato que corrobora a acusação é a existência de um cardápio de merenda escolar afixado na cantina, datado de 2016, que inclui feijão em refeições duas vezes por semana.
- Foto: Divulgação/Tribunal de Contas do EstadoFotografias no processo demonstram insetos e sucos armazenados com sujeira.
Na inspeção, foi contatado que a nutricionista da escola, Laura Ribeiro Gonçalves de Vasconcelos, não emite relatórios nos quais sejam atestadas as condições físicas/estruturais da cozinha, higienização e acondicionamento dos alimentos.
Fora isso, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) não possui atas que atestam a estrutura física da cozinha, higienização e acondicionamento dos alimentos, avaliar o cardápio e sua aceitação pelos alunos, adequação ao horário, conservação e manuseio dos alimentos e condições higiênicas dos locais de preparo e serviço.
O conselheiro substituto, Delano Câmara, deu o prazo de 15 dias para que o prefeito apresente explicações sobre os fatos relatados.
Outro lado
O Viagora não conseguiu contato com o prefeito Júnior Bill para comentar o caso. O espaço está aberto para esclarecimentos.
-
Piauí assina Pacto Nacional para a prevenção do feminicídio
A Secretaria das Mulheres do Piauí (Sempi) destacou que, com a assinatura dos acordos e a adesão ao pacto, haverá um avanço no fortalecimento do compromisso com a proteção das mulheres do estado -
Edson Melo diz que aceitou convite de Sílvio Mendes e vai se filiar ao União Brasil
Edson Melo destacou que a decisão foi tomada após uma análise crítica da situação interna do PSDB, que possui divisões internas. -
Sílvio Mendes pede suspensão de licitação de quase R$ 300 milhões da Semec
O prefeito eleito comentou, através do X (antigo Twitter), que a licitação foi descoberta pelo vereador Ismael Silva, que vai coordenar a Secretaria Municipal de Educação (Semec). -
PSD na chapa majoritária é entendimento consolidado dentro do governo, diz Zé Filho
O vereador eleito relatou ainda que a disputa de 2026 deve conter Marcelo Castro e Júlio César, se configurando em uma eleição acirrada. -
Comissão da Alepi aprova proibição do uso de celulares nas escolas no Piauí
Segundo a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (ALEPI), o projeto de lei foi apresentado pelos deputados Henrique Pires (MDB) e Marden Menezes (Progressistas).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir