Firmino Filho tem 6 meses para nomear guardas municipais
O prazo foi estipulado pelo Tribunal de Contas do Estado do Piauí, em sessão realizada na manhã desta terça-feira, 20 de julho.
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) julgou nesta quinta-feira (20), o caso do concurso para Guarda Municipal de Teresina. O pleno analisou o resultado da audiência pública que discutiu o pedido de nomeação dos aprovados. Um acordo foi decidido e o TCE vai acompanhar pelos próximos 6 meses a nomeação dos aprovados, seguindo o calendário apresentado pela Prefeitura de Teresina.
A Procuradora do município Geórgia Nunes defendeu a prefeitura e pediu que a decisão anterior de 3 meses, para a convocação dos candidatos, fosse reconsiderada pelo Tribunal. Geórgia disse que o prazo de 8 meses com 10 convocações a cada mês era o razoável e possível para o município, mas o TCE estipulou apenas seis meses.
- Foto: ViagoraProcuradora Geral do Município Geórgia Nunes no Plenário do TCE
O Tribunal, para a decisão de hoje, não levou em consideração a acusação de que a prefeitura contrata terceirizados, para a função de guarda civil. A procuradora explicou a decisão. “O Tribunal vai avaliar caso não sejam cumpridos os seis meses, se existem pagamentos de terceirizado com objeto semelhante ao da finalidade do guarda civil. Nós pedimos oito meses e o tribunal deliberou seis meses”.
- Foto: Isabela de Meneses/ViagoraProcuradora Geral do Município Geórgia Nunes
Já o representante dos aprovados no concurso da Guarda Municipal, alega que, a prefeitura realmente contrata terceirizados e policiais militares folguistas para ocupar funções de guarda civil, que deveriam ser exercidas pelos aprovados. “Essa nomeação não saiu até agora, já correu um prazo de um ano. Há hoje cerca de 593 terceirizados fazendo a função que seria dos guardas, além de um convenio com a Polícia Militar, que ela sede cerca de 33 PM’s vendendo a folga”, disse Maxwell Marques.
Após a decisão de hoje, o Tribunal de Contas deve acompanhar a nomeação dos candidatos aprovados pelos próximos 6 meses. Na última terça-feira (18) a Prefeitura convocou 10 dos candidatos aprovados para assumirem o cargo.
-
Seplan adota aplicativo para agilizar processos administrativos no Piauí
O secretário do planejamento, Washington Bonfim, enfatizou a importância do aplicativo para a transformação digital do órgão e do governo como um todo -
Estudantes piauienses exibem projeto “Aerogerador do Sertão” em Brasília
Segundo o Governo do Piauí, o Aerogerador do Sertão inovador está sendo exibido na Arena BRB, em Brasília, durante a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica -
Ordem dos Músicos do Brasil inicia recadastramento de artistas do Piauí
Segundo o decreto Nº 001, o prazo para recadastramento segue até o dia 25 de fevereiro de 2025 e visa substituir a antiga cédula de identificação. -
Secepi promove atividades esportivas e reúne comunidade em São Miguel do Tapuio
De acordo com a Secretaria dos Esportes (Secepi), o projeto busca transformar o cotidiano dos bairros de alto índice de vulnerabilidade social com diversas atividades esportivas. -
Navegabilidade do Rio Parnaíba é aprovada pelo Conselho de Recursos Hídricos do Piauí
O Plano Estadual de Recursos Hídricos aprovado nessa terça-feira (26) também prevê a integração das bacias hidrográficas.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir