Vereador Dudu critica redução no número de inscritos no Enem 2017
Além disso o parlamentar também criticou a reforma do Ensino Médio, promovida pelo governo Temer.
Durante sessão na Câmara Municipal de Teresina, nessa terça-feira (23), o vereador Edilberto Borges, o Dudu (PT), falou sobre a educação no Brasil, ressaltando que na edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o número de inscritos reduziu, além de criticar a reforma educacional do Presidente Michel Temer.
De acordo com um balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apenas cerca de seis milhões de alunos estão inscritos no Enem. Em 2016 foram mais de nove milhões.
Para Dudu, os políticos apresentam todos os anos um discurso de apoio à educação, mas na prática isso não existe. “É preocupante você perceber, em menos de um ano, essa redução de inscritos no Enem. Principalmente quando os políticos afirmam em seus discursos que a educação é a principal saída para o bem do povo. Cerca de três milhões de brasileiros deixaram de se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio em um ano. Essa redução significa que um Piauí inteiro não se inscreveu”, disse.
- Foto: AscomVereador Edilberto - Dudu (PT)
Além disso o parlamentar também criticou a reforma do Ensino Médio, promovida pelo governo Temer. "Fizeram a reforma do Ensino Médio por decreto e a caixa de ressonância dessa reforma é o não acesso à realização do ENEM”, destacou Dudu, que apresentou um indicador que aponta que em 2014 mais de 8 milhões de jovens e adultos se inscreveram para o ENEM. Em 2015 foram cerca de 9 milhões e neste ano apenas 6 milhões fizeram inscrição.
Dudu finalizou ressaltando um susposto sucateamento da educação no país. "Isso é um reflexo de que o povo está contra toda as reformas que este governo implementou na nação. O povo pobre do Brasil não encontra mais nem na educação um pilar para que ela possa tocar a sua vida. A nossa educação está sendo sucateada para que possa ser passada para o setor privado, agravando ainda mais nossa situação", concluiu.
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir