Pacientes são atendidos em corredor no Hospital Regional Justino Luz
A situação foi contatada após vistoria realizada no último sábado (01) no hospital.
No último sábado (01) a diretoria do Sindicato do Médicos do Piauí (SIMEPI) realizou uma vistoria no Hospital Regional Justino Luz em Picos. A decisão de vistoriar o local foi tomada após a quantidade de denúncias por parte da categoria médica sobre a estrutura do hospital.
Segundo o SIMEPI, durante a vistoria foi constatado que unidade de saúde não oferece estrutura adequada para atender a população da cidade e da região. O hospital é responsável por atender a demanda de Picos e mais 42 municípios e não possui nenhum leito de UTI, quantidade insuficiente de leitos nas enfermarias e equipe sobrecarregada por conta da grande demanda de urgência e atendimento básico.
- Foto: Divulgação/SIMEPI
Hospital Regional Justino Luz em Picos
De acordo com informações do sindicato, o hospital apresenta superlotação na recepção, falta de limpeza nos espaços, ambientes em estado de degradação, filas de atendimento demoradas, equipes e máquinas defasadas. Por conta da quantidade de leitos insuficientes, pacientes são colocados nos corredores em macas e cadeiras em locais com fiação exposta e transfusões de sangue chegam a ser realizadas pelas passagens do hospital.
- Foto: Divulgação/SIMEPI
Balões de oxigênio são armazenados em local inaproriado
O hospital já havia passado por uma obra de ampliação e construção dos leitos de UTIs, mas as instalações se encontram abandonadas e servindo de deposito de materiais e equipamentos. Além das instalações já construídas, no local ainda há obras que estão inacabadas em estado de abandono e sem indicativo de que serão concluídas.
- Foto: Divulgação/SIMEPI
Obras inacabadas do hospital e sem indicativo de término
Ainda segundo o SIMEPI, o descaso não acontece somente com a estrutura física do local. A categoria de médicos da cidade de Picos aponta que são expostos a sobrecarga de trabalho em plantões exaustivos, atraso nos salários e denúncias de assédio moral recebidas pelo sindicato.
- Foto: Divulgação/SIMEPI
Novos leitos construídos estão em estado de abandono e processo de deteriorização
“Não querem abrir novos editais de concursos e quando abrem são com vagas insuficientes para todas as especialidades, enfermarias onde homens e mulheres ficam juntos, leitos sendo protegidos pela família dos pacientes para não perderem, não há equipe de cirurgias eletivas e quem acaba operando são os plantonistas, que deixam de atender outros casos de urgência. Até quando vão se fazer de cegos e esperar acontecer o pior? ”, conclui Samuel Rêgo, presidente do SIMEPI, sobre a falta de posicionamentos dos gestores públicos.
-
Rafael Fonteles participa da Procissão dos Passos em Oeiras
Durante a procissão, a imagem de Cristo percorre a cidade histórica. A cerimônia foi comandada pela Diocese. -
Prefeitura de Esperantina faz 1ª edição do projeto Assistência Social na Comunidade
A iniciativa tem como objetivo levar acolhimento e serviços essenciais diretamente às comunidades, promovendo mais acesso e proximidade entre a gestão pública e a população. -
III Feira da Fartura de Esperantina tem início na comunidade Lagoa Seca
O evento, iniciado nesta sexta-feira (11), celebra a agricultura familiar, valoriza os produtos da terra e fortalece a economia local. -
Governo do Piauí realiza leilão de imóveis com lances online
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (10), dando início ao processo de venda pública de 14 lotes, sendo 5 urbanos e 9 rurais. -
Mais de 500 vagas de emprego são ofertadas para cinco municípios do Piauí
Os interessados devem se apresentar na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) e realizar o cadastro, para depois receber a carta de encaminhamento.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir