TRE cassa mandato do prefeito Joel de Lima e determina novas eleições
Prefeito é o primeiro gestor, eleito no ano passado, que foi cassado pela Justiça Eleitoral por irregularidades no pleito.
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí cassou o mandato do prefeito de Miguel Leão, Joel de Lima (PSD) e seu vice Jaílson de Sousa (PT) e determinou a realização de novas eleições na cidade. Pela decisão da corte eleitoral, ambos permanecem nos cargos até encerrarem as instancias de recursos. A cassação é resultado de uma ação representada pelo Ministério Público eleitoral acusando Joel de Lima de participar de inaugurações em período vedado pela Justiça Eleitoral.
- Foto: Lucas Dias/GP1
Joel de Lima
Segundo o Ministério Público, Joel de Lima na condição de prefeito e pré-candidato a reeleição, participou das inaugurações do Centro de Convivência do Idoso e do estádio municipal em 02 de julho de 2016, atitudes consideradas irregulares pela Justiça Eleitoral. O resultado do julgamento no TRE foi 4 a 2 pela cassação do registro de candidatura da chapa, confirmando decisão da 58ª Zona Eleitoral de Monsenhor Gil, onde o juiz Carlos Alberto Bezerra em 29 de setembro cassou o registro de candidatura em primeira instancia.
Joel de Lima recorreu da decisão da comarca local, venceu as eleições de 2016, sendo diplomado e empossado. Agora, é o primeiro prefeito eleito em 2016 cassado pela Justiça Eleitoral piauiense. O relator do processo no Tribunal foi o juiz eleitoral José Wilson Ferreira Araújo, seguindo o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral.
O prefeito e o vice devem recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral. Se a corte superior manter a decisão do TRE, o presidente da Câmara assume a Prefeitura até que seja realizada novas eleições.
Teresina
Piauí
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Joel de Lima
-
Deputado propõe criação de Frente Parlamentar em defesa de pessoas com autismo
A proposta visa ampliar o diálogo com instituições e garantir mais inclusão e direitos para esse público no Piauí. -
Progressistas propõem isenção do IR com ajuste fiscal e proteção a pequenos negócios
A sugestão do partido mantém isenção até R$ 5 mil, mas propõe compensações fiscais diferentes para preservar empregos e equilíbrio das contas. -
Defesa da vereadora Tatiana Medeiros estuda pedido de Habeas Corpus
Segundo a defesa da vereadora, a Polícia Federal concluiu as investigações e deverá elaborar um relatório final, que será encaminhado ao Ministério Público. -
Câmara de Teresina aprova projeto de lei Antipichação com punições mais rígidas
O parlamentar destacou que entre as alterações propostas está o aumento da multa por infração cometida, que pode chegar até R$ 10 mil. -
Vereador Afonsinho critica prefeito Pablo Santos por fechar 14 escolas em Picos
Para Afonsinho, a decisão é considerada precipitada, tendo em vista que não houve um planejamento para que a medida fosse implementada de forma gradativa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir