TRE cassa mandato do prefeito Joel de Lima e determina novas eleições
Prefeito é o primeiro gestor, eleito no ano passado, que foi cassado pela Justiça Eleitoral por irregularidades no pleito.
O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí cassou o mandato do prefeito de Miguel Leão, Joel de Lima (PSD) e seu vice Jaílson de Sousa (PT) e determinou a realização de novas eleições na cidade. Pela decisão da corte eleitoral, ambos permanecem nos cargos até encerrarem as instancias de recursos. A cassação é resultado de uma ação representada pelo Ministério Público eleitoral acusando Joel de Lima de participar de inaugurações em período vedado pela Justiça Eleitoral.
- Foto: Lucas Dias/GP1Joel de Lima
Segundo o Ministério Público, Joel de Lima na condição de prefeito e pré-candidato a reeleição, participou das inaugurações do Centro de Convivência do Idoso e do estádio municipal em 02 de julho de 2016, atitudes consideradas irregulares pela Justiça Eleitoral. O resultado do julgamento no TRE foi 4 a 2 pela cassação do registro de candidatura da chapa, confirmando decisão da 58ª Zona Eleitoral de Monsenhor Gil, onde o juiz Carlos Alberto Bezerra em 29 de setembro cassou o registro de candidatura em primeira instancia.
Joel de Lima recorreu da decisão da comarca local, venceu as eleições de 2016, sendo diplomado e empossado. Agora, é o primeiro prefeito eleito em 2016 cassado pela Justiça Eleitoral piauiense. O relator do processo no Tribunal foi o juiz eleitoral José Wilson Ferreira Araújo, seguindo o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral.
O prefeito e o vice devem recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral. Se a corte superior manter a decisão do TRE, o presidente da Câmara assume a Prefeitura até que seja realizada novas eleições.
Teresina
Piauí
Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços
Joel de Lima
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir