Viagora

HGV realiza mutirão de diagnóstico da hanseníase neste sábado (28)

Os atendimentos serão feitos na Clínica Dermatológica do HGV, nos horários de 8h às 12h.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) irá realizar um mutirão de diagnóstico da hanseníase de 8h às 12h deste sábado (28). A Clínica Dermatológica do hospital é um dos centros de referência da doença no Piauí, a realização do mutirão faz parte da Semana Piauí Livre de Hanseníase que acontece entre os dias 23 a 28 de outubro. Os atendimentos também irão ocorrer nos municípios de Floriano e Parnaíba.

  • Foto: DivulgaçãoClínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas.Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas.

Para serem atendidos os pacientes devem apresentar a carteira de identidade (RG) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

O coordenador do Serviço de Dermatologia do HGV, Jesuíno Montoril explicou que deve se dirigir a Clínica Dermatológica aqueles pacientes que apresentam manchas amarronzadas ou róseas no corpo, principalmente se as manchas forem sensíveis ao calor, frio ou tato.

O coordenador explicou ainda que a doença é transmitida através de uma pessoa doente por meio de tosses, espirros ou secreção nasal.

De acordo Eliracema Alves, supervisora de Controle à Hanseníase, em 2016 foram registrados 882 casos da doença no Piauí, 507 foram diagnosticados em homens, e 375 em mulheres, 56 casos foram constatados em pessoas menores de 15 anos. "A prevalência no estado é de 4,7 casos por 10 mil habitantes, com uma taxa de cura que chega a 81,5%", afirmou a supervisora.

Os casos que forem confirmados serão encaminhados para tratamento gratuito e disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que consiste no uso de antibióticos, PQT ou polioquimioterapia. O tratamento pode durar de 6 a 12 meses, e elimina a possibilidade de contágio.

A Clínica Dermatológica do HGV fica na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, Centro-Sul, em frente ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP).

Facebook
Veja também