Viagora

Papa Francisco é sepultado na basílica Santa Maria Maggiore em Roma

Conforme informações do Vaticano, o pontífice rompe tradição de três séculos ao escolher descanso final fora dos muros do Vaticano.

O corpo do Papa Francisco foi sepultado neste sábado (26) na basílica Santa Maria Maggiore, em Roma, cumprindo seu desejo declarado no final de 2023 de descansar fora dos muros do Vaticano. A celebração marcou o primeiro dia do Novendiali, os nove dias de luto e orações em homenagem ao pontífice.

A cerimônia de sepultamento teve início às 13h (horário local), foi presidida pelo cardeal camerlengo, Kevin Farrell, e contou apenas com a presença de sacerdotes e familiares próximos. Após a missa das Exéquias, celebrada pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re na basílica de São Pedro, o caixão seguiu com o cortejo pelas ruas de Roma, passando por locais simbólicos como o Coliseu, o Fórum Romana e a Igreja II Gesú, sede da ordem dos Jesuítas.

VaticanoMissa das Exéquias
Missa das Exéquias

Ao chegar a basílica de Santa Maria Maggiore, os carregadores fizeram uma breve pausa em frente ao ícone de Maria, onde o Papa costumava rezar antes e depois de suas viagens e internações. Além disso, crianças levaram flores brancas ao altar.

Um forte esquema de segurança foi montado para garantir a segurança do rito, incluindo drones de vigilância, atiradores de elite, equipes antibombas e o fechamento temporário do espaço aéreo de Roma.

O presidente Lula acompanhou a missa fúnebre junto a outros 50 chefes de Estado, entre eles o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e o argentino Javier Milei.

O rosário será realizado em frente a Basílica ainda no sábado às 21h (horário local), e o tumulo do papa Francisco será aberto a visitação pública no domingo (27).

Com informações do G1

Por: Islanne Rocha

Mais conteúdo sobre:

Papa Francisco

Cristãos

Facebook
Veja também