Alta nos preços leva brasileiros a reduzir consumo de proteínas
A Kantar aponta que a inflação foi responsável pela queda de 9% das carnes, no primeiro trimestre de 2023
O preço elevado da carne tem provocado uma redução no consumo de proteínas pelos brasileiros. É o que revela um estudo da plataforma Kantar, realizada com 3800 pessoas, no primeiro trimestre de 2023, apontando que a única exceção é a carne suína.
Segundo o levantamento, o consumo de proteínas teve uma queda de 9%. A diretora do Painel de Uso da Kantar, Aurelia Vicente, informou que a compra da carne bovina caiu com mais intensidade, pois a alta na inflação desde o ano passado tem impulsionado o cenário.
A pesquisa pontua que em 2023 a carne bovina é 39% consumida, diferente dos 43,1% apresentados no primeiro trimestre de 2021. No ano passado, durante o mesmo período, esse percentual era de 40,5%.
De acordo com a Kantar, a compra da carne de porco aumentou para 9,1% entre janeiro e março deste ano. Já em 2021, o valor era de 4,6% e em 2022, 7,6%.
Mesmo com a alta na inflação, os brasileiros não estão optando por outras proteínas mais acessíveis. Aurelia Vicente explica que este ano a linguiça teve uma queda de 15,4% para 14,9% e a salsicha de 4,8% para 3,8%. Por outro lado, as aves possuem maior participação: foram de 25,9% para 28,6% em 2023.
No estudo, peixes e frutos do mar estão estáveis em 2023. No primeiro trimestre de 2022, apresentavam 4,3%, mesmo após diminuição em relação à 2021. Para driblar a alta nas carnes, Aurelia Vicente esclareceu que os brasileiros estão optando pela compra do frango, que ganha espaço na mesa dos consumidores como a proteína principal.
A diretora afirmou ainda que cenário irá se perpetuar até acontecer uma mudança nos preços das carnes. Conforme a gestora, o valor dos produtos agrícolas e de minerais comercializados fora do país, como o arroz e feijão, também impulsionarão o comportamento dos brasileiros durante os próximos tempos.
Com informações da Agência Brasil
Inflação
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir