MPF pede retirada do jogo Bolsomito 2k18 por apologia à violência
A justificativa apresentada pelo procurador é de que o jogo tem “explícita apologia à violência e morte contra grupos minoritários da sociedade como mulheres, LGBTs e negros”
O procurador Regional dos Direitos do Cidadão, Enrico Rodrigues Freitas, por meio do Ministério Público Federal (MPF) no Rio Grande do Sul, ajuizou uma ação civil pública no dia 15 de outubro, solicitando a retirada do jogo “Bolsomito 2k18”, que foi lançado na plataforma Steam no dia 05 de outubro deste ano.
Segundo a plataforma o jogo foi desenvolvido pela produtora BS Studios, situada nos Estados Unidos, que vem sendo alvo da ação junto com a empresa Vale Corporation também com sede nos EUA.
- Foto: DivulgaçãoJogo Bolsomito
A justificativa apresentada pelo procurador é de que o jogo tem “explícita apologia à violência e morte contra grupos minoritários da sociedade como mulheres, LGBTs e negros”. Segundo ele se trata de um jogo discriminatório, pois Bolsomito, principal personagem que foi inspirado no candidato a Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), ganha pontos por praticar a violência.
A ação civil pública destaca que o objetivo é conter a proliferação do discurso de ódio que vem causando ataques aos grupos minoritários que também são os alvos do jogo do personagem principal do jogo. “Não se pretende aqui afirmar que o referido jogo seja o responsável pelos ataques adiante indicados, mas pode-se sem dúvida nenhuma afirmar que referido jogo reforça e incita essa agressão ao fazer apologia de violência e morte contra grupos minoritários da sociedade como mulheres, LGBTs e negros”.
“A gravidade de referido jogo, também resta demonstrada por direcionar-se ao público jovem, em especial crianças e adolescentes, os quais sofrem danos ao receber a referida mensagem de ódio em meio ‘lúdico’, violando também os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente.”
O Ministério Público Federal segue aguardando uma decisão da Justiça Federal para que o jogo possa ser bloqueado e retirado da plataforma.
Ministério Público Federal - MPF
Jair Bolsonaro
-
Ciro Nogueira apresenta projeto de lei para reforçar segurança em compras online
O senador destacou que a iniciativa é uma resposta à necessidade urgente de proteger consumidores diante do aumento de golpes digitais. -
Cantor Agnaldo Rayol morre aos 86 anos em São Paulo
A causa da morte teria sido uma queda em seu apartamento. -
As vésperas do Enem 2024 candidatos conferem locais de prova
O Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso nos dois dias de exame, embora isso não seja uma exigência para a participação. -
Mais de 40 apostas realizadas no Piauí acertam a quadra na Mega-Sena
De acordo com a Caixa Econômica Federal, os números sorteados foram: 29 - 32 - 40 - 42 - 49 - 58. -
Segundo turno das eleições municipais de 2024 acontece neste domingo
Ao todo, mais de 33 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar em 51 municípios
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir