Viagora

Piauí registra aumento de 400% em inscrições para o Enem dos Presídios

As provas acontecem nos dias 3 e 4 de dezembro, nas unidades prisionais e socioeducativas. Este ano, 189 presos farão o Enem.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade e para aquelas que cumprem medidas socioeducativas terá 30 mil participantes em 2013, um crescimento de 28,13% em relação a 2012. No ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) registrou 23,6 mil inscritos. Em 2011, 14.118; em 2010, 14.473.

No Piauí, em 2013, houve um aumento de mais de 400% na quantidade de internos que farão o Exame. Em 2012, 47 pessoas privadas de liberdade participaram do Exame Nacional do Ensino Médio. As provas foram aplicadas na Penitenciária Feminina de Teresina, Vereda Grande, Penitenciária Feminina e Masculina de Picos. Este ano, 189 pessoas farão o Enem prisional.

São internos que cumprem pena nas unidades penais: Casa de Detenção Provisória São Raimundo Nonato, Penitenciária Feminina de Picos, Penitenciária Feminina de Teresina, Penitenciária Vereda Grande, Penitenciária Mista de Parnaíba, Penitenciária Regional de Bom Jesus, Penitenciária Regional Irmão Guido, Penitenciária Masculina de Picos, Penitenciária Regional de Esperantina e Centro Educacional Masculino (Cem).

Os detentos das penitenciárias Irmão Guido e Major César Oliveira, se preparam para o Enem através do Programa de Mediação Tecnológica Mais Saber, programa criado pelo Governo do Estado e implantado em 300 polos espalhados em 156 municípios do Piauí, levando educação de qualidade às regiões mais longínquas do Estado.

As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro, nas unidades prisionais e socioeducativas. No primeiro dia, as de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia, as de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Participarão do exame homens e mulheres cujas unidades prisionais e socioeducativas firmaram termo de compromisso com o Inep. "O Enem é um exame altamente inclusivo e possibilitará que esses participantes concorram a vagas na educação superior e obtenham certificação do ensino médio", disse o presidente do instituto, Luiz Cláudio Costa.

As inscrições foram feitas via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada instituição. Eles também estarão encarregados do acesso aos resultados, da divulgação das informações do exame aos inscritos e do encaminhamento dos candidatos ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e a outros programas de acesso à educação superior.
Facebook
Veja também