Viagora

Melhor escola do Piauí no Enem oferece robótica e cálculo

Instituto Dom Barreto obteve o sexto melhor resultado do Brasil. A metodologia aposta na interação entre as disciplinas.

Há vários anos o Instituto Dom Barreto é nome fácil na lista das 10 melhores escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desde 2005, quando o resultado do prova passou a ser divulgado por escola, a instituição já obteve dois terceiros lugares, um segundo e um primeiro.

No resultado do Enem 2011, divulgado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) nesta quinta-feira (22), não foi diferente. O instituto obteve média geral de 707,07 pontos, número que lhe garantiu a sexta posição no ranking nacional.

Fundada há mais de 60 anos, o Instituto Dom Barreto é uma tradicional escola da classe média alta de Teresina. No total, são cerca de 3.500 alunos matriculados entre os ensinos infantil, fundamental e médio. A mensalidade chega a custar até R$ 780. Além do currículo obrigatório, são oferecidas, de forma extracurricular, as matérias de robótica e cálculo.

“O nosso foco não é o Enem e sim no processo de ensinar o aluno a ser um bom leitor, a ter um bom raciocínio lógico matemático e trabalhar a intertextualidade. O resultado do Enem é consequência desse trabalho multidisciplinar”, afirma Marcela Rangel, diretora do ensino médio da escola que tem média de aprovação de 90% nas instituições de ensino superior em todo o Brasil.

Marcela explica que a metodologia de ensino do Dom Barreto é implementada desde o ensino infantil. “Esse resultado começa bem antes da prova do Enem. Desde as séries iniciais nós buscamos desenvolver a leitura e o raciocínio. Nós procuramos, ao máximo, fazer com que as matérias conversem entre si. Essa intertextualidade ajuda a criar um aluno mais capaz”.

Além de uma metodologia de ensino diferenciada, o Dom Barreto conta com uma estrutura formada por bibliotecas, salas de aulas modernas e climatizadas, professores pós-graduados, laboratórios e equipe multidisciplinar.

Apesar da sexta posição conseguida no Enem 2011, Marcela Rangel afirma que ainda existe muito a ser conquistado. “Claro que o resultado nos alegra, orgulha e engrandece a instituição. Nossos alunos tem enfrentado concorrência pesada e mesmo assim eles têm se saído bem. Tudo isso é um termômetro de que estamos no caminho certo, mas ainda temos muito o que melhorar”, diz.

Após o Dom Barreto, a escola piauiense mais bem colocada no ranking nacional é o CEV (Unidade Jockey), que obteve a 37ª posição.

Facebook
Veja também