Campanha de Multivacinação no Piauí tem início neste sábado
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde, com apoio da Sesapi, e oferece imunização ao público com idades entre zero e 15 anos
Neste sábado (30), o Ministério da Saúde promove a Campanha Nacional de Multivacinação em todo o país. A iniciativa estima alcançar cerca de 720 mil pessoas, até o dia 14 de outubro, tendo como público alvo crianças e adolescentes de zero a 15 anos.
De acordo com o Governo do Piauí, o público com idade entre zero e sete anos (até seis anos, 11 meses e 29 dias) pode ter acesso às vacinas BCG, Hepatite B, penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócica C, Febre amarela, Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A e também Varicela.
A gestão estadual afirma que o público restante, ou seja, com idades entre sete e 15 anos, tem oportunidade de receber as vacinas de Hepatite B, Febre amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa.
O Governo ainda informa que as doses de imunização contra Covid-19 e Influenza seguem as definições específicas atribuídas a cada faixa etária. Já as doses da vacina contra Influenza serão ofertadas até os estoques se esgotarem nos municípios. De acordo com a disponibilidades de cada local, crianças a partir dos seis meses podem ter acesso ao imunizante.
“Nosso objetivo é melhorar ainda mais a cobertura vacinal no estado, trabalho que já estamos fazendo desde a implantação do programa 'Saúde em Dia'. Agora com a Campanha de Multivacinação vamos buscar com os municípios alcançar essas metas. Por isso, precisamos da mobilização de todos para manter nossas crianças protegidas”, reforça Leila Santos, superintendente de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi).
Segundo o Governo do Estado, a Sesapi promove ações de microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de prepara as cidades para a Campanha de Multivacinação. As iniciativas consistem em diversas atividades, focando na realidade local e incluindo a definição da população alvo, a escolha das vacinas, a definição de datas e locais de vacinação e a logística.
“A proposta do Ministério da Saúde foi alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais. Foi isso que repassamos para os 224 municípios do Piauí em nossas ações de microplanejamento”, esclarece Bárbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi.
Multivacinação
Governo do Piauí
Ministério da Saúde
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Organização Mundial da Saúde - OMS
-
Silvio Mendes e bancada federal se reúnem com ministro da Saúde em Brasília
O encontro teve como objetivo discutir soluções e buscar o aumento de recursos destinados à assistência em saúde na capital piauiense. -
Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital. -
Quase 12 mil vacinas foram aplicadas no posto do Teresina Shopping
De acordo com a Fundação, apenas nos três primeiros meses de 2025, foram aplicadas 11.264 doses -
Ponte Estaiada ganha iluminação vermelha contra a tuberculose em Teresina
Conforme a prefeitura, a ação integra a programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose. -
Piauí recebe 21 novas ambulâncias para ampliar a frota do SAMU
A medida visa modernizar a frota e ampliar a capacidade de atendimento de urgência em diversos municípios do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir