HGV faz cirurgia para retirar gordura de artéria de paciente acordado
De acordo com o Governo do Piauí, a cirurgia é de alta complexidade, e foi realizada em um homem de 60 anos.
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou o primeiro procedimento cirúrgico de endarterectomia de carótida com o paciente acordado. A cirurgia é de alta complexidade, e foi realizada em um homem de 60 anos, que já está fora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com o Governo do Piauí, uma equipe multidisciplinar composta por cirurgiões vasculares, anestesistas e multiprofissional especializados para o tratamento foi responsável por realizar o procedimento.
Segundo o governo, o homem teve um AVC e necessitou passar pelo procedimento. O cirurgião vascular Rodrigo Norões, explicou que no procedimento a placa que obstruía a passagem de sangue foi retirada.
“Fizemos uma incisão no lado do pescoço sobre a artéria carótida afetada. A artéria foi aberta e a placa removida. Após retirada da placa, a artéria foi fechada restaurando o fluxo de sangue normal para o cérebro. Optamos pela técnica do paciente acordado devido à melhor monitorização do paciente estando acordado, além de garantir rápida ação em caso de complicações locais”, explicou.
A diretor-geral do HGV, Nirvania Carvalho, informou que a unidade hospitalar está se especializando e realizando cirurgias mais complexas.
“Esses resultados são comparados aos melhores centros do Brasil e somente é possível realizar devido a equipamentos modernos e profissionais especializados e comprometidos”, disse.
Já o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, comentou que o HGV é uma referência em alta complexidade no Piauí. “O HGV é uma referência no estado em diversos serviços de alta complexidade e a nossa meta é ampliar cada vez mais”, comentou.
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir