HGV faz cirurgia para retirar gordura de artéria de paciente acordado
De acordo com o Governo do Piauí, a cirurgia é de alta complexidade, e foi realizada em um homem de 60 anos.
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou o primeiro procedimento cirúrgico de endarterectomia de carótida com o paciente acordado. A cirurgia é de alta complexidade, e foi realizada em um homem de 60 anos, que já está fora da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com o Governo do Piauí, uma equipe multidisciplinar composta por cirurgiões vasculares, anestesistas e multiprofissional especializados para o tratamento foi responsável por realizar o procedimento.
Segundo o governo, o homem teve um AVC e necessitou passar pelo procedimento. O cirurgião vascular Rodrigo Norões, explicou que no procedimento a placa que obstruía a passagem de sangue foi retirada.
“Fizemos uma incisão no lado do pescoço sobre a artéria carótida afetada. A artéria foi aberta e a placa removida. Após retirada da placa, a artéria foi fechada restaurando o fluxo de sangue normal para o cérebro. Optamos pela técnica do paciente acordado devido à melhor monitorização do paciente estando acordado, além de garantir rápida ação em caso de complicações locais”, explicou.
A diretor-geral do HGV, Nirvania Carvalho, informou que a unidade hospitalar está se especializando e realizando cirurgias mais complexas.
“Esses resultados são comparados aos melhores centros do Brasil e somente é possível realizar devido a equipamentos modernos e profissionais especializados e comprometidos”, disse.
Já o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, comentou que o HGV é uma referência em alta complexidade no Piauí. “O HGV é uma referência no estado em diversos serviços de alta complexidade e a nossa meta é ampliar cada vez mais”, comentou.
-
UMS de Francinópolis amplia serviços à população da região Centro-Sul
Com investimento de R$696 mil, UMS Pedro Lopes oferece médicos 24h, exames laboratoriais e acesso à rede de especialistas via telemedicina -
Sesapi reforça combate ao mosquito da dengue após aumento de casos no Piauí
Com apoio técnico e envio de insumos, a Secretaria Estadual de Saúde intensifica ações em municípios com maior incidência de dengue e outras arboviroses. -
Hospital Infantil de Teresina faz cirurgias no fim de semana para reduzir filas
A unidade mantém duas salas cirúrgicas em funcionamento aos sábados e aos domingos para ampliar atendimentos e acelerar cirurgias pediátricas -
Piauí Saúde Digital facilita acesso a atendimento especializado em Eliseu Martins
O serviço já contabiliza 302 atendimentos e tem evitado o deslocamento de pacientes para outras cidades. -
Piauí disponibiliza 568 mil doses da vacina contra a gripe para grupos prioritários
Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde para fortalecer a campanha de vacinação contra a Influenza de 2025.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir