Sesapi orienta municípios sobre nova subvariante da Ômicron
De acordo com a nota técnica, o Ministério da Saúde recomenda o aumento da coleta de testes e a vigilância de casos suspeitos.
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), emitiu um alerta epidemiológico para alertar os municípios sobre a nova subvariante da Ômicron. O estado ainda não possui registros de casos de Covid-19 por conta desta descendente.
De acordo com a nota técnica, o Ministério da Saúde recomenda o aumento da coleta de testes e a vigilância de casos suspeitos da doença. A Sesapi solicitou às Regionais de Saúde dos municípios um levantamento para saber da necessidade de envio dos testes.

A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Amélia Costa, ressalta que embora não tenha sido identificado casos da subvariante, os cuidados são necessários, pois pode estar circulando no Piauí de forma silenciosa.
Segundo a nota, é importante também que os municípios sigam o calendário de vacinação contra a Covid-19. A superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, destaca a necessidade da população se imunizar, principalmente as pessoas inclusas no grupo de risco.
“Manter a vacinação em dia é a principal medida de combate à Covid-19. Por isso, se torna cada vez mais importante a atualização das doses de reforço para prevenção da doença. Também pedimos para aqueles que estão nos grupos de maior risco de agravamento pela doença, que continuem a seguir as medidas de prevenção e controle não farmacológicas, incluindo o uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados ou aglomerações, além do isolamento de pacientes infectados com o vírus SARS-CoV-2”, orienta.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Covid-19
-
FMS promove Dia D de vacinação contra a gripe e HPV neste sábado em Teresina
Na oportunidade, estes postos estarão também imunizando pessoas de 9 a 19 anos que ainda não tenham tomado a vacina contra o HPV. -
Programa Mais Médicos abre 92 vagas em 67 municípios do Piauí
Os profissionais atuarão por quatro anos na Atenção Primária a Saúde em regiões prioritárias do estado -
Corrida contra o Feminicídio chega à 4ª edição com orientações sobre preparo físico
A ação visa sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento ao feminicídio, à misoginia e a todas as formas de violência de gênero. -
HUT celebra 17 anos com mais de 1 milhão de atendimentos em Teresina
Segundo Aranucha Brito, diretora geral do HUT, nos primeiros 100 dias da nova gestão, o hospital passou por mudanças -
Projeto Música Solidária leva esperança a pacientes do Hospital Ozéas Sampaio
A visita ocorreu nesse sábado (26), e proporcionou momentos de acolhimento e reflexão para as pessoas que estavam na unidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir