Sesapi orienta municípios sobre nova subvariante da Ômicron
De acordo com a nota técnica, o Ministério da Saúde recomenda o aumento da coleta de testes e a vigilância de casos suspeitos.
A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), emitiu um alerta epidemiológico para alertar os municípios sobre a nova subvariante da Ômicron. O estado ainda não possui registros de casos de Covid-19 por conta desta descendente.
De acordo com a nota técnica, o Ministério da Saúde recomenda o aumento da coleta de testes e a vigilância de casos suspeitos da doença. A Sesapi solicitou às Regionais de Saúde dos municípios um levantamento para saber da necessidade de envio dos testes.

A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Amélia Costa, ressalta que embora não tenha sido identificado casos da subvariante, os cuidados são necessários, pois pode estar circulando no Piauí de forma silenciosa.
Segundo a nota, é importante também que os municípios sigam o calendário de vacinação contra a Covid-19. A superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, destaca a necessidade da população se imunizar, principalmente as pessoas inclusas no grupo de risco.
“Manter a vacinação em dia é a principal medida de combate à Covid-19. Por isso, se torna cada vez mais importante a atualização das doses de reforço para prevenção da doença. Também pedimos para aqueles que estão nos grupos de maior risco de agravamento pela doença, que continuem a seguir as medidas de prevenção e controle não farmacológicas, incluindo o uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados ou aglomerações, além do isolamento de pacientes infectados com o vírus SARS-CoV-2”, orienta.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Covid-19
-
Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital. -
Quase 12 mil vacinas foram aplicadas no posto do Teresina Shopping
De acordo com a Fundação, apenas nos três primeiros meses de 2025, foram aplicadas 11.264 doses -
Ponte Estaiada ganha iluminação vermelha contra a tuberculose em Teresina
Conforme a prefeitura, a ação integra a programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose. -
Piauí recebe 21 novas ambulâncias para ampliar a frota do SAMU
A medida visa modernizar a frota e ampliar a capacidade de atendimento de urgência em diversos municípios do estado. -
Hospital Infantil Lucídio Portella vira referência nacional no tratamento da AME
O hospital foi o primeiro do país a administrar o Zolgensma pelo SUS, garantindo acesso a terapia de alto custo.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir