Sesapi reforça serviços para mulheres vítimas de violência em agosto
De acordo com a Sesapi, além da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, o serviço também está disponível nos hospitais das cidades de Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato.
Neste domingo (13), a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) divulgou que no “Agosto Lilás”, mês de conscientização e enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher, será reforçada a importância da assistência prestada nas oito unidades do Serviço de Atenção à Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVIS) no estado.
De acordo com a Sesapi, além da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, o serviço também está disponível nos hospitais das cidades de Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Campo Maior e Corrente. O SAMVIS funciona 24hrs para o atendimento integral às mulheres vítimas de violência sexual.
“Fazemos profilaxia das doenças sexualmente transmissíveis e a contracepção de emergência para a prevenção da gravidez resultante do estupro. Também é feito o serviço de corpo de delito e coleta de material, com vistas à punição do agressor. Oferecemos atendimento biopsicossocial com o objetivo de reduzir sequelas da violência que muitas vezes são irreversíveis”, explica a coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher da Sesapi, Alzenir Moura Fé.
A coordenadora destacou que em 2022, as unidades do SAMVIS realizaram 49 atendimentos a mulheres vítimas de violência sexual, número que chega a 519 somente nos seis primeiros meses deste ano. “Seguindo essa tendência, vamos chegar ao final do ano com um aumento significativo do número de casos”, disse Alzenir.
SAMVIS
Segundo a Sesapi, o serviço foi criado em 2004 e conta com um Termo de Cooperação Técnica entre a pasta, a Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc-PI) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Durante esse período, foram realizados 10.552 atendimentos a vítimas de violência sexual em todo o Piauí.
-
HEDA realiza terceira captação múltipla de órgãos em Parnaíba
O procedimento ocorreu às 10h desse sábado (17), com duração de cerca de três horas; os órgãos beneficiarão pessoas que aguardam na fila nacional de transplantes. -
FMS promove Dia D de vacinação contra a gripe e HPV neste sábado em Teresina
Na oportunidade, estes postos estarão também imunizando pessoas de 9 a 19 anos que ainda não tenham tomado a vacina contra o HPV. -
Programa Mais Médicos abre 92 vagas em 67 municípios do Piauí
Os profissionais atuarão por quatro anos na Atenção Primária a Saúde em regiões prioritárias do estado -
Corrida contra o Feminicídio chega à 4ª edição com orientações sobre preparo físico
A ação visa sensibilizar homens e mulheres para o enfrentamento ao feminicídio, à misoginia e a todas as formas de violência de gênero. -
HUT celebra 17 anos com mais de 1 milhão de atendimentos em Teresina
Segundo Aranucha Brito, diretora geral do HUT, nos primeiros 100 dias da nova gestão, o hospital passou por mudanças
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir