Otorrino faz recomendações para manter a saúde vocal
O especialista recomenda a população a seguir quatro conselhos para garantir a vitalidade da voz e evitar doenças
Para preservar a saúde da voz, é preciso seguir cuidados específicos, que são uma forma de coibir os desgastes, rouquidão ou mesmo tremores. Embora varie em cada pessoa, é importante manter uma atenção as cordas vocais, evitando machucados e doenças.
O otorrinolaringologista André Jorge, recomenda que a população coloque em prática quatro passos para garantir a vitalidade da voz. Segundo o médico, o primeiro conselho é a hidratação. É orientado que seja ingerido 35 ml por kg de peso corporal, pois a água mantém a secreção que está ao redor das cordas vocais.
De acordo com o especialista, é fundamental também que as pessoas evitem gritar, uma vez que fazendo o bom uso da voz, as cordas não passarão por muito esforço.
Outra recomendação do médico é não fumar. André Jorge explica que os cigarros causam inflamações e perigos à laringe. O especialista informa que a nicotina pode ocasionar lesões malignas graves, afetando para além da voz, a qualidade de vida.
André Jorge finaliza os conselhos pedindo que as pessoas descansem a voz. Segundo o otorrino, é importante a população reservar um momento de silêncio, para evitar o cansaço e a sobrecarga das cordas vocais.
Saúde
-
Equoterapia da PM auxilia na evolução de criança com autismo no Piauí
Conforme o centro, entre os atendidos, está Anny Reis, de 7 anos, que participa das sessões desde os 3 anos de idade. . -
Rede Feminina reforça apoio a pacientes com câncer no Janeiro Branco
Campanha destaca a importância da saúde mental no tratamento da doença -
Piauí realizou mais de 40 mil exames de mamografia em 2024
Conforme o governo, a iniciativa leva diagnósticos a mulheres de áreas remotas por meio de caminhões de mamografia móvel -
Hospital da PM expande capacidade de atendimento em Teresina
De acordo com a Sesapi, esse avanço é resultado de uma série de investimentos e ações realizadas, visando tanto a reforma e modernização da unidade, como a ampliação e implantação de novos serviços. -
HGV registrou mais de 24 mil internações e cirurgias em 2024
Conforme a secretaria de saúde, de janeiro a novembro de 2024, foram realizadas 10.837 internações.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir