Câncer de mama: Medicamento para tratamento é incorporado ao SUS
Segundo a portaria, o medicamento é indicado no método de tratamento monoterapia, que consiste em utilizar apenas uma droga ou procedimento para tratar os pacientes de nível HER2-positivo da doença.
O Ministério da Saúde informou que a Portaria publicada no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (12), disponibiliza o medicamento Trastuzumabe Entansina no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de pacientes com câncer de mama.
De acordo com a portaria, o medicamento é indicado em um método de tratamento chamado monoterapia, que consiste em utilizar apenas uma droga ou procedimento para tratar os pacientes de nível HER2-positivo da doença.
Segundo o Ministério da Saúde, a decisão de incorporar o Trastuzumabe Entansina ao SUS foi possível após a recomendação favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no Sistema Único de Saúde (Conitec).
“A tecnologia recebeu recomendação favorável de incorporação ao Sistema Único de Saúde SUS após passar por avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), responsável por assessorar a pasta nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS”, informou o ministério.
Cenário do câncer de mama no Brasil e no mundo:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) apontou que mais de 620 mil mulheres morreram vítimas de câncer de mama em todo o mundo no ano de 2018. Já no cenário nacional, o Brasil registra 60 mil novos diagnósticos ao ano, o que em uma taxa de incidência de 60/100 mil habitantes.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no ano de 2017 foram constatadas 16.724 mortes em mulheres. O país esteve na quarta colocação em 2018 apresentando maior incidência em câncer de mama e foi considerado o quinto em mortalidade. A OMS estima que a incidência entre as brasileiras nos próximos 20 anos terá um aumento de 47%.
Com informações da Agência Brasil
Organização Mundial da Saúde - OMS
Ministério da Saúde
-
FMS de Teresina faz abertura da campanha de vacinação contra HPV nesta sexta
De acordo com a FMS, o evento, acontecerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Buenos Aires e será aberto ao público. -
Silvio Mendes e bancada federal se reúnem com ministro da Saúde em Brasília
O encontro teve como objetivo discutir soluções e buscar o aumento de recursos destinados à assistência em saúde na capital piauiense. -
Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital. -
Quase 12 mil vacinas foram aplicadas no posto do Teresina Shopping
De acordo com a Fundação, apenas nos três primeiros meses de 2025, foram aplicadas 11.264 doses -
Ponte Estaiada ganha iluminação vermelha contra a tuberculose em Teresina
Conforme a prefeitura, a ação integra a programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir