Anvisa determina recolhimento de remédios à base de losartana
O prazo para a conclusão do recolhimento nas farmácias é de 120 dias, começando desta quinta-feira (23).
Nesta quinta-feira (23), a Agência nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), decidiu a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana, que é um anti-hipertensivo e um dos remédios para insuficiência cardíaca mais utilizado no Brasil.
De acordo com a Anvisa, a decisão foi tomada por presença da impureza azido em concentração acima do limite de segurança aceitável. O prazo para a conclusão do recolhimento nas farmácias é de 120 dias, começando de hoje.
A Anvisa informa que as pessoas que utilizam o remédio não devem interromper o tratamento, e destaca que qualquer alteração deve ser feita somente pelo médico que acompanha o paciente.
Após o conhecimento sobre as impurezas, a medida preventiva foi adotada e serve para adequar os produtos usados no Brasil.
Lotes afetados
A orientação da Anvisa, aos grupos que estejam usando os lotes afetados, é continuar o tratamento e conversar com o médico em caso de dúvida ou necessidade de orientação.
A agência esclareceu em nota, que desde a descoberta da possibilidade de presença do “azido” na losartana, vem adotando medidas para garantir que os medicamentos disponíveis dentro dos padrões de qualidade.
Por: Bruna Sousa
Com informações Agência Brasil
Anvisa
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir