Sesapi implanta plano de contingência e suspende cirurgias eletivas
De acordo com a Sesapi, a decisão foi uma ação preventiva que faz parte do plano de contingência para este final de ano, que pretende dar vazão aos pacientes que estão internados.
Nesta quarta-feira (14), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), encaminhou ofício para todos os hospitais da rede Estadual, suspendendo as cirurgias eletivas ambulatórias no período de 19 de dezembro a 10 de janeiro de 2023.
De acordo com a Sesapi, a decisão foi uma ação preventiva que faz parte do plano de contingência para este final de ano, que pretende dar vazão aos pacientes que estão internados. Além disso, o que também motivou a decisão, foi a dificuldade de fornecimento de insumos utilizados nos procedimentos, juntos as indústrias produtoras decorrente da falta de matéria prima.
O superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Alderico Tavares, explica sobre as cirurgias em pacientes e em sitaução de fila nesse período. “Determinamos, ainda, a realização imediata de cirurgia em todos os pacientes internados e na Fila da Regulação Hospitalar nos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) com a força de trabalho das cirurgias eletivas, respeitando a programação operacional do hospital. Fica a critério do Diretor do EAS a suspensão dos ambulatórios e a realocação dos servidores”, disse.
Ainda de acordo com a Sesapi, as determinações do ofício não são válidas para o ambulatório de alto risco da Maternidade Dona Evangelina Rosa, cirurgias da regulação, demais procedimentos de urgência e emergência, oncológicos, procedimentos cardíacos e neurocirúrgico.
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Governo do Piauí
Hospital Getúlio Vargas - HGV
Nova Maternidade Evangelina Rosa
-
Silvio Mendes e bancada federal se reúnem com ministro da Saúde em Brasília
O encontro teve como objetivo discutir soluções e buscar o aumento de recursos destinados à assistência em saúde na capital piauiense. -
Hospital do Dirceu amplia exames de tomografia e melhora atendimento em Teresina
A unidade de saúde passou de 30 para 500 exames mensais, beneficiando paciente da rede municipal da capital. -
Quase 12 mil vacinas foram aplicadas no posto do Teresina Shopping
De acordo com a Fundação, apenas nos três primeiros meses de 2025, foram aplicadas 11.264 doses -
Ponte Estaiada ganha iluminação vermelha contra a tuberculose em Teresina
Conforme a prefeitura, a ação integra a programação do Dia Mundial de Combate à Tuberculose. -
Piauí recebe 21 novas ambulâncias para ampliar a frota do SAMU
A medida visa modernizar a frota e ampliar a capacidade de atendimento de urgência em diversos municípios do estado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir