Fiocruz projeta 70 milhões de doses da AstraZeneca até o fim do ano
Segundo a Fundação, a meta é possível graças aos compromissos assumidos entre a instituição brasileira e o laboratório britânico.
Nessa quinta-feira (01), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que projeta a produção de 70 milhões de doses da vacina AstraZeneca até o final do ano.
Segundo a Fundação, a meta é possível graças aos compromissos assumidos entre a instituição brasileira e o laboratório britânico.
Durante reunião entre a AstraZeneca e o Ministério da Saúde com participação da Fiocruz, um novo acordo foi firmado esta semana, permitindo a fabricação de mais 20 milhões de doses. Em junho já havia sido assinado um contrato para aquisição de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para a produção de 50 milhões de doses.
Estiveram presentes o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o CEO da AstraZeneca, Pascal Soriot, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, a aquisição do IFA para a produção de mais 70 milhões de doses é resultado do empenho institucional.
“Sabemos o quanto tem sido difícil obter insumo adicional, dado o cenário internacional de escassez de vacinas e insumos. A aquisição do IFA para a produção de mais 70 milhões de doses é resultado do esforço e empenho institucional, bem como da parceria que a AstraZeneca tem tido conosco desde o início”, disse.
Segundo o compromisso firmado, as novas remessas de IFA para a produção de 20 milhões de doses têm previsão de serem enviadas ao longo dos meses de agosto e setembro, o que garantiria uma produção contínua no segundo semestre, eliminando, dessa forma, o risco de interrupção por falta de insumo.
Os demais lotes, necessários para a produção das 50 milhões de doses restantes, serão enviados nos meses seguintes, de outubro a dezembro. No total, foram entregues 65,9 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), incluindo 4 milhões de doses prontas da vacina do Instituto Serum, da Índia. Com o IFA já disponível na fundação, estão garantidas entregas semanais até 23 de julho.
Vacina contra Covid-19
Ministério da Saúde
-
UMS de Francinópolis amplia serviços à população da região Centro-Sul
Com investimento de R$696 mil, UMS Pedro Lopes oferece médicos 24h, exames laboratoriais e acesso à rede de especialistas via telemedicina -
Sesapi reforça combate ao mosquito da dengue após aumento de casos no Piauí
Com apoio técnico e envio de insumos, a Secretaria Estadual de Saúde intensifica ações em municípios com maior incidência de dengue e outras arboviroses. -
Hospital Infantil de Teresina faz cirurgias no fim de semana para reduzir filas
A unidade mantém duas salas cirúrgicas em funcionamento aos sábados e aos domingos para ampliar atendimentos e acelerar cirurgias pediátricas -
Piauí Saúde Digital facilita acesso a atendimento especializado em Eliseu Martins
O serviço já contabiliza 302 atendimentos e tem evitado o deslocamento de pacientes para outras cidades. -
Piauí disponibiliza 568 mil doses da vacina contra a gripe para grupos prioritários
Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde para fortalecer a campanha de vacinação contra a Influenza de 2025.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir