Wellington envia carta a Bolsonaro sobre compra de insumos para vacina
O governador do Piauí, como representante do Fórum dos Governadores do Brasil, pediu ao presidente Bolsonaro que abra diálogo com China, Índia e Rússia para garantir a entrega de insumos para vacina.
Nesta quarta-feira, 20 de janeiro, o governador do Piauí, Wellington Dias, na condição de presidente do Consórcio Nordeste e representante do Fórum dos Governadores do Brasil, protocolou uma carta ao presidente da República, Jair Bolsonaro, com um pedido visando garantir a vacinação do povo brasileiro contra o novo coronavírus.
Dias pede no documento que o governo federal acione a diplomacia brasileira, para abrir diálogo junto à China, Índia e Rússia, países produtores do imunizante, a fim de garantir a entrega do IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para a produção das vacinas no Brasil, através de Institutos como Butantã e a Fiocruz.
“Assim como recebemos as doses para este início que comemoramos, precisamos garantir vacinas para os meses de fevereiro, março, abril, maio, até imunizar todos os brasileiros”, declarou Wellington Dias.
O IFA é a parte principal de uma vacina, um componente essencial para o imunizante. Para que as vacinas contra a Covid sejam feitas inteiramente no Brasil, o IFA deveria ser produzido aqui, mas tanto o Instituto Butantã quanto o BioManguinhos, da Fiocruz, dependem do Ingrediente Farmacêutico Ativo que é fabricado fora do país.
No ofício enviado à presidência, os 15 governadores signatários da Carta solicitam que “seja avaliada a possibilidade de estabelecimento de diálogo diplomático com os governos dos países provedores dos referidos insumos, sobretudo China e Índia, para assegurar a continuidade do processo de imunização no país”.
Através do documento, o governador do Piauí pretende conseguir apoio também de autoridades do Congresso Nacional, Poder Judiciário e ex-presidentes do Brasil, fortalecendo o pedido a Bolsonaro.
“Temos que pensar todos juntos, independente das diferenças do povo brasileiro. Salvar vidas!” pontua.
-
Hospital Infantil Lucídio Portella realiza ações na 7ª edição do Novembrinho Azul
Segundo o Governo Estadual, o projeto foi idealizado pelo urologista Dr. Djalma Ribeiro Costa em 2017 e se tornou uma referência em saúde preventiva para o público masculino infantojuvenil. -
Hospital do Mocambinho registra aumento de 151% no número de atendimentos em 2024
Segundo o Governo do Piauí, a reestruturação e modernização do Hospital do Mocambinho têm promovido um ambiente mais humanizado, focado na eficiência e no bem-estar de pacientes. -
Hospital Dirceu Arcoverde passa por ampla reforma em Parnaíba
o objetivo é concluir a reforma e ampliação do hospital em 2025 -
HGV ganha Centro de Tratamento para Doenças Cardiovasculares
Segundo o Governo do Piauí, o novo Centro foi instalado no local que antigamente abrigava o Serviço de Pronto-Socorro (SPS) e conta com uma estrutura completa para atender com eficiência e rapidez -
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção a diabetes no Piauí
Segundo Luciana Sena, coordenadora do Adulto e Idoso da Sesapi, a ação teve como foco o rastreamento da diabetes mellitus tipo 2 entre os servidores.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir