Confira quais são os cuidados para evitar o novo coronavírus
Segundo cartilha do Ministério da Saúde, como ainda não há vacina ou remédio específico para o novo coronavírus, a maneira correta de evitar o contágio é reforçar a higiene.
O novo coronavírus, denominado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de SARS-CoV-2, causa uma doença respiratória com sintomas semelhantes à gripe, porém mais graves e com letalidade maior. A doença, Covid-19, já infectou mais de 300 mil pessoas em quase todos os países do mundo.
No Brasil, as secretarias estaduais de Saúde contabilizam já 1.980 casos confirmados e 34 óbitos pelo novo vírus. Como ainda não há vacina ou remédio específico para a doença, o Ministério da Saúde declarou que a melhor maneira de prevenir o contágio é reforçar o cuidado com a higiene e evitar sair de casa sem necessidade.
Um boletim divulgado pela pasta informa que deve-se lavar as mãos com frequência, utilizando água e sabão, por um período de 20 segundos. Caso não haja água e sabão disponível, deve-se optar pelo álcool em gel 70%. É importante também não levar as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos sem que estas estejam higienizadas, o vírus se utiliza das mucosas do rosto para penetrar no corpo.
Por ser uma doença respiratória, a Covid-19 pode causar tosse, febre, falta de ar, coriza e inflamação das vias aéreas. Caso apresente sintomas, a pessoa deve permanecer em casa, dando preferência ao cuidado paliativo dos sintomas. Se apresentar piora, deve-se ir a uma unidade de saúde para receber atendimento médico. Dentre as complicações mais graves da doença, estão pneumonia, insuficiência pulmonar e falência de órgãos, levando ao risco de morte.
Confira algumas das instruções dos órgãos de saúde para Covid-19:
- Foto: Viagora
Ministério da Saúde
Coronavírus
-
UMS de Francinópolis amplia serviços à população da região Centro-Sul
Com investimento de R$696 mil, UMS Pedro Lopes oferece médicos 24h, exames laboratoriais e acesso à rede de especialistas via telemedicina -
Sesapi reforça combate ao mosquito da dengue após aumento de casos no Piauí
Com apoio técnico e envio de insumos, a Secretaria Estadual de Saúde intensifica ações em municípios com maior incidência de dengue e outras arboviroses. -
Hospital Infantil de Teresina faz cirurgias no fim de semana para reduzir filas
A unidade mantém duas salas cirúrgicas em funcionamento aos sábados e aos domingos para ampliar atendimentos e acelerar cirurgias pediátricas -
Piauí Saúde Digital facilita acesso a atendimento especializado em Eliseu Martins
O serviço já contabiliza 302 atendimentos e tem evitado o deslocamento de pacientes para outras cidades. -
Piauí disponibiliza 568 mil doses da vacina contra a gripe para grupos prioritários
Os imunizantes foram enviados pelo Ministério da Saúde para fortalecer a campanha de vacinação contra a Influenza de 2025.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir