Alepi vai eleger novos presidentes para as comissões técnicas
A renovação ocorre devido ao artigo 73 do Regimento Interno da Alepi, que veda a recondução dos presidentes e vice-presidentes das comissões de um ano para o outro.
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) terá uma renovação no comando das comissões técnicas, isto porque o artigo 73 do Regimento Interno da Alepi veda a recondução dos presidentes e vice-presidentes de um ano para o outro.
Conforme o regimento interno, a Casa vai eleger os novos presidentes durante reunião de instalação das respectivas comissões. O secretário geral da Mesa Diretora substituto, Emanuellito Oliveira, afirmou que a composição deve ser proporcional aos representantes de cada partido, bloco parlamentar ou federação partidária, definida no início da legislatura.
“Os líderes podem manter ou indicar outros parlamentares para fazer parte das comissões, desde que respeitem o número de vagas definido por partido ou bloco em cada uma delas. Possíveis mudanças de filiação não alteram essa proporcionalidade, que permanece a mesma durante os quatro anos da legislatura”, afirma Emanuellito Oliveira.
O presidente da Alepi, Franzé Silva, pontuou que a formação dessas comissões é importante para dar continuidade aos trabalhos de análise das matérias que são apresentadas na Casa.
Com relação aos líderes, o deputado Hélio Isaías, líder da Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/PV), será responsável por indicar aqueles que ocuparão as vagas da Federação em cada comissão. Já o deputado João Mádison, líder do MDB, indicará os emedebistas às vagas destinadas ao partido e os representantes do Progressistas serão indicados pelo líder da legenda, deputado Gustavo Neiva.
Além disso, existem onze comissões permanentes na Alepi, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ); Comissão de Administração Pública e Política Social; e Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação, que são compostas por sete membros titulares e seus respectivos suplentes.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Franzé Silva
-
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros. -
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir