Rafael diz que pontos precisam ser aperfeiçoados no texto da reforma tributária
O texto está tramitando no Senado federal desde a quinta-feira (03), após ser aprovado na Câmara dos Deputados
Nesta segunda-feira (07), o governador Rafael Fonteles falou sobre pontos que acredita que devem ser aperfeiçoados no texto da reforma tributária, durante I Seminário Interdisciplinar de Direito Tributário, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI).
O texto está tramitando no Senado federal desde a quinta-feira (03), após ser aprovado na Câmara dos Deputados, no dia 07 de julho. No entanto, o chefe do executivo ressaltou que três questões devem ser remodeladas.

“É um texto que está bom, mas que pode ser aperfeiçoado, especialmente, em três pontos: todos os estados devem ter o mesmo peso na composição do Conselho Federativo; a ampliação do valor do Fundo de Desenvolvimento Regional para R$ 75 milhões a partir de 2026; por fim, acreditamos que os critérios para rateio desse fundo devem priorizar as regiões menos desenvolvidas, de forma a diminuir as desigualdades sociais”, afirmou o governador.
Conforme Rafael, a reforma tributária é essencial, pois promove a competitividade, reduz burocracias, e gera desenvolvimento econômico através do aumento de investimentos.
“Além disso, pode contribuir com um sistema mais progressista e justo, onde quem ganha mais, paga mais, e quem ganha menos, naturalmente, paga menos”, disse.
De acordo com o presidente da OAB-PI, Celso Barros, o seminário buscou destacar as mudanças que ocorrerão no sistema tributário após a reforma, reunindo especialistas, advogados e gestores.
“Por entender a relevância desse tema e seu grande impacto na sociedade, estamos juntos a várias instituições, especialistas, com o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa, além das prefeituras, para discuti-lo efetivamente”, explicou.
-
Alepi realizará audiência sobre prevenção do câncer de mama na segunda
O debate, proposto pela deputada estadual Bárbara do Firmino, acontece no âmbito das comissões de Saúde e da Mulher. -
Morre primeira deputada estadual do Piauí, Josefina Ferreira Costa, aos 97 anos
A ex-parlamentar foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e a segunda deputada estadual do Brasil. -
Tatiana Medeiros recebe alta médica e retorna para Quartel da Polícia Militar
A parlamentar estava internada no Hospital da Polícia Militar após ser encontrada desacordada em sua cela no Quartel do Comando Geral da PM na quinta-feira (22). -
ESPERANTINA-PREV divulga prazo para a Prova de Vida 2025
O objetivo é garantir que aposentados e pensionistas tenham tempo de se organizar com tranquilidade, evitando imprevistos e assegurando a continuidade do recebimento dos benefícios. -
Após reportagem do Viagora, promotor investiga contrato do prefeito de Riacho Frio
O prefeito Jabes Lustosa informou que tratou-se de um erro formal e que a própria Administração já havia atentado para o erro na publicação e foi corrigido.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir