TSE declara Bolsonaro inelegível até 2030 por 5 votos a 2
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no entendimento da maioria o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
Nesta sexta-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por maioria dos votos, condenou o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), à inelegibilidade por oitos anos. Diante disso, o político deve ficar impedido de disputar as eleições até 2030.
O julgamento do processo foi realizado em quatro sessões que resultou em 5 votos contra 2, dos ministros Kassio Nunes Marques e Raul Araújo. O alvo da condenação foi o comportamento de Bolsonaro durante reunião realizada com embaixadores em 2022, no Palácio da Alvorada, onde o ex-presidente teria atacado o sistema eletrônico de votação.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, no entendimento da maioria Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
A ministra Cármen Lúcia já havia adiantado que acompanharia a maioria dos votos pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro. Além de insultar o sistema de votação, Cármen também avaliou que o político convocou a reunião para atacar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE.
Após a conclusão do julgamento do TSE, o próximo passo é a leitura dos votos do ministro Nunes Marques e do presidente, Alexandre de Moraes, que serão os últimos a serem proferidos.
A decisão cabe recurso.
Com informações da Agência Brasil.
-
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial. -
Ciro Nogueira celebra aprovação de projeto que viabiliza recursos para o Piauí
De acordo com o senador, além de possibilitar que emendas sejam direcionadas a municípios com pagamentos suspensos, a nova medida proporciona maior transparência -
Rafael Fonteles apresentará pactos colaborativos para os prefeitos eleitos
O governador vai apresentar aos prefeitos eleitos, a carteira de programas e projetos disponibilizados pelo Governo do Estado -
Enzo diz que convidou equipe de Sílvio para discutir sobre Orçamento de Teresina
O presidente da Câmara de Teresina afirmou que esta participação é importante para elaborar uma peça orçamentária que contemple as prioridades da futura administração.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir