Eleições 2022: TSE fortalece ações de acessibilidade para votação
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na hora da votação, mesmo que não tenha sido feito nenhum pedido com antecedência, o cidadão pode informar ao mesário sobre suas limitações.
Os eleitores portadores de deficiência ou mobilidade reduzida, terão a possibilidade de votar em seção com acessibilidade e que atenda melhor as suas necessidades, como acesso à rampa ou elevador, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo o TSE, na hora da votação, mesmo que não tenha sido feito nenhum pedido com antecedência, o cidadão pode informar ao mesário sobre suas limitações, para que sejam providenciadas soluções adequadas. Uma resolução da Corte Eleitoral prevê apoio logístico para verificar as condições de acessibilidade, apoio que, informalmente, é conhecido como “coordenador de acessibilidade”. Cada Tribunal Regional Eleitoral (TER), tem autonomia para decidir como a logística será feita.
Nas eleiçoes deste ano todas as urnas eletrônicas contarão com a tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, um vídeo feito por uma intérprete de libras será apresentado em todas as 577.125 urnas eletrônicas preparadas para o pleito.
Já para as pessoas com deficiência visual, além do sistema em Braille e da identificação da tecla 5 nos teclados do aparelho, também é disponibilizado nas seções eleitorais fones de ouvido para que eleitores cegos ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome do candidato em voz sintetizada.
Com informações da Agência Brasil
Urna Eletrônica
Eleições 2022
-
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial. -
Ciro Nogueira celebra aprovação de projeto que viabiliza recursos para o Piauí
De acordo com o senador, além de possibilitar que emendas sejam direcionadas a municípios com pagamentos suspensos, a nova medida proporciona maior transparência -
Rafael Fonteles apresentará pactos colaborativos para os prefeitos eleitos
O governador vai apresentar aos prefeitos eleitos, a carteira de programas e projetos disponibilizados pelo Governo do Estado -
Enzo diz que convidou equipe de Sílvio para discutir sobre Orçamento de Teresina
O presidente da Câmara de Teresina afirmou que esta participação é importante para elaborar uma peça orçamentária que contemple as prioridades da futura administração.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir