Câmara de Teresina aprova agendamento de consultas autorizadas por telefone
A proposta da vereadora Elzuila Calisto (PT) aponta para um suporte viável e prático, e tem como objetivo trazer benefícios para o usuário e para o sistema de regulação.
Foi aprovado nesta quarta-feira (08), durante sessão na Câmara Municipal de Teresina, um Projeto de Lei da vereadora Elzuila Calisto (PT), que propõe que as clínicas credenciais pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município de Teresina permitam que usuários com consultas devidamente autorizadas pelo sistema de regulação possam confirmar e, caso seja necessário, agendar consultas e exames pelo telefone.
De acordo com a vereadora, o objetivo é agilizar os atendimentos. “A demora no atendimento é hoje um dos maiores agentes de insatisfação das pessoas que buscam as unidades de saúde. O agendamento das consultas já autorizadas por telefone otimizará tempo, recursos financeiros e logísticos, assim como irá diminuir o número de consultas não utilizadas por falta do referido acesso”, explica.

Ainda segundo a parlamentar, a medida também leva mais conforto aos usuários que têm dificuldade de deslocamento. “Muitas vezes o usuário não possui condições físicas e/ou financeiras para comparecer aos locais de pré-agendamento. É desnecessário esse agendamento presencial, uma vez que a pessoa já passou pelo processo natural de regulação”, ressaltou.
A vereadora também afirma que a proposta aponta para um suporte viável e prático, e tem como objetivo, trazer benefícios para o usuário e para o sistema de regulação, uma vez que os serviços ficam comprometidos quando o usuário que não conseguiu concluir a consulta ou exames por falta de condições de comparecer presencialmente para o agendamento buscará novamente a regulação, aumentando a fila de espera para os atendimentos.
Elzuila Calisto
Sistema Único de Saúde - SUS
Câmara Municipal de Teresina
Projeto de Lei
-
Promotor requer que prefeito de Lagoa Alegre retome obra inacabada de UBS
A obra da UBS na comunidade Poços D’água iniciou na gestão da ex-prefeita Gessimar Neves, mas nunca foi finalizada. -
Prefeito de Regeneração paga R$ 1 milhão sem licitação por laboratório móvel
A Innov Soluções foi criada em julho de 2023 e fica localizada no bairro Hélio Jatobá, no município de São Miguel dos Campos, em Alagoas. -
OAB-PI diz que prisão de Tatiana Medeiros violou prerrogativa
Conforme a OAB-PI, o acompanhamento durante a prisão de um advogado é uma garantia do estatuto da advocacia e o descumprimento dessa medida representa uma afronta à lei federal. -
Convocação de suplente da Tatiana Medeiros só ocorre após 60 dias, diz procurador
O procurador-geral da Câmara, Dr. Pedro Rycardo Couto da Silva, explicou que a situação da vereadora está sendo acompanhada pelo Poder Judiciário. -
Julgar por presunção é perigoso, diz Pedro Alcântara sobre Tatiana Medeiros
O vereador comentou sobre a prisão de Tatiana Medeiros pela Polícia Federal nesta quinta-feira (03) e seu afastamento de Câmara Municipal.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir