W. Dias entrega carta representando o Nordeste a Jair Bolsonaro
O documento, apresentado em reunião realizada em Brasília, contém reivindicações dos governadores da região acerca de temas como segurança pública, previdência social e gastos públicos.
Representando os governadores da Região Nordeste, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), entregou nesta quarta-feira (14) uma carta ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). O documento contém uma série de reivindicações e anseios da região para o novo governo do capitão reformado e foi entregue durante o Fórum dos Governadores em Brasília.
Wellington Dias foi escolhido para representar o Nordeste na reunião que aconteceu hoje (14), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) em Brasília, onde 18 governadores eleitos e reeleitos se encontraram com Bolsonaro e sua equipe. O encontro foi organizado pelos governadores eleitos de São Paulo, João Doria (PSDB), do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) e do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC).
- Foto: Divulgação/AscomO documento contém reivindicações de governadores da região.
Segurança Pública
No documento, os governadores do Nordeste debateram sobre questões de segurança pública, solicitando ações integradas de combate à violência na região, que concentra 40,5% dos casos de assassinatos, em sua maioria por arma de fogo, do país.
Foi destacada também a criação do Fundo Nacional de Segurança, com intuito de combater a entrada de armas, drogas, contrabando e outros ilícitos por meio de repasse mensal de fundos do Governo Federal.
Previdência Social
Os governadores também apresentaram a necessidade de aprimoramento dos mecanismos de sustentabilidade dos regimes de previdência social dos estados da região. Segundo eles, a partir de uma análise do chamado “déficit da previdência”, ficou claro a necessidade de propor uma solução para o problema que não penalize as pessoas de baixa renda, mulheres e trabalhadores rurais.
Gastos Públicos
Também foi abordado no documento o tópico do equilíbrio fiscal, ponto citado como primordial para a retomada do crescimento. O texto chama a atenção para a importância do diálogo sobre as receitas públicas, com a redução de taxas de juros e medidas de controle e combate à sonegação fiscal e de justiça tributária. Foi citado também o aumento da carga tributária no país, com crítica ao não repasse desses recursos aos estados e municípios.
Ciência e Tecnologia
No quarto tópico discutido na carta, os governadores citam a necessidade de aplicação de pelo menos 28% dos investimentos anuais de Ciência, Tecnologia e Inovação na Região Nordeste, inserindo a região nos grandes programas nacionais, com ênfase em energias renováveis e eficiência energética, infraestrutura e utilização da internet, manufatura avançada, defesa aeroespacial, agronegócio e agricultura familiar, empreendedorismo e ambientes de inovação.
Pautas Específicas
Outros interesses do Nordeste a serem discutidos com Jair Bolsonaro são recursos para programas como Minha Casa Minha Vida, leilões para energia eólica e solar, subfinanciamento da saúde, crédito através do BNDES, posição contrária contra a venda da Chesf e Eletrobras.
Além disso, pedem o fim das retenções de recursos do Fundo de participação dos Estados (FPE), retomada de obras no Rio São Francisco (transposição) e na Ferrovia Transnordestina, ligando pontos importantes do Nordeste.
Wellington Dias
Jair Bolsonaro
-
Ministério Público recomenda desaprovação das contas de Samantha Cavalca
Ao Viagora, a futura vereadora Samantha Cavalca informou que já foi notificada pelo Ministério Público Eleitoral e apresentou sua defesa. -
Promotora recomenda desaprovação das contas de Pedro Alcântara
O parecer foi emitido pela promotora Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes no dia 18 de novembro deste ano. -
PSD quer estar na chapa majoritária do governo em 2026, diz Júlio César
Apesar dos números que credenciam o partido para a vaga, Júlio César destacou também a importância do bom relacionamento da sigla com o governador Rafael Fonteles e demais legendas da base. -
Marden Menezes quer audiência sobre proibição de uso de celular nas escolas do Piauí
O parlamentar convidou para participar da discussão o Conselho Estadual de Psicologia, Secretaria Estadual de Educação, Conselho Estadual de Educação, entre outros. -
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir