Rubem Martins quer distribuição dos royalties de energia eólica
Nesta segunda-feira (11) ele manifestou apoio à Proposta de Emenda à Constituição do deputado Heráclito Fortes.
O deputado Rubem Martins (PSB) manifestou defesa, nesta segunda-feira (11) na Alepi, à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 97/15 que tramita na Câmara Federal de autoria do deputado federal Heráclito Fortes (PSB). Essa proposta transforma o potencial de energia eólica em patrimônio da União, ensejando o pagamento de royalties pela sua exploração.
- Foto: Isabela de Meneses/ViagoraDeputado Rubem Martins (PSB)
A PEC 97/15 busca assegurar, nos termos da lei, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a órgãos da administração direta da União, participação no resultado da exploração de petróleo ou gás natural, de recursos hídricos e eólicos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais no respectivo território, plataforma continental, mar territorial ou zona econômica exclusiva, ou compensação financeira por essa exploração.
“Eu discordo e sempre discordei da forma de cobrança dos royalties. Todo o ICMS gerado pela importante fonte de receita fica exatamente na fonte consumidora de energia, como é hoje para tudo. No caso da energia eólica do Piauí, ela é praticamente 100% transferida para os estados do Paraná e Minas Gerais, que adquiriram em leilão público essa energia. E essa preocupação do deputado Heráclito Fortes de buscar a repartição dos impostos nós queremos repercutir e aplaudir”, disse Rubem Martins.
A admissibilidade da PEC será examinada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, a proposta será analisada em uma comissão especial de deputados, a ser criada especificamente para esse fim. E depois seguirá para o Plenário, onde precisará ser votada em dois turnos.
Rubem Martins
Heráclito Fortes
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Instituto de Metrologia do Piauí - Imepi
-
Servidores do hospital de Paulistana cobram do prefeito pagamento de salários atrasado
De acordo com os servidores, os pagamentos já estão há pelo menos dois meses atrasados e a situação tem afetado mais de 50 funcionários. -
Não houve diálogo com Enzo sobre presidência da Câmara de Teresina, diz Petrus Evelyn
Petrus explicou que não vê espaço para o diálogo, tendo em vista que Enzo nunca atendeu sua demanda em relação à lista atualizada de todos os comissionados na Casa. -
Severo Eulálio diz que discussões sobre eleições de 2026 foram antecipadas
O deputado afirmou que ainda há muito tempo para iniciar os debates sobre o próximo pleito e destacou que o foco do momento é o trabalho em prol do estado. -
Juiz condena ex-prefeito de Capitão Gervásio Oliveira a devolver R$ 457 mil
O ex-prefeito Antônio Coelho também foi condenado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos. -
Promotor investiga contratos de R$ 32 milhões sem licitação da Semec de Teresina
A Secretaria Municipal de Educação informou, através da assessoria de comunicação, que não foi notificada e a Assessoria Jurídica esclareceu que a Semec não tem contratação direta/ emergencial.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir