Rodrigo Martins quer clareza nas taxas de serviços de bancos
O projeto prevê que os bancos a ofereçam mensagem de fácil visualização sobre a proibição.
O deputado federal Rodrigo Martins é relator da proposta que proíbe os bancos de conceder desconto em operação de crédito vinculada à oferta de produto ou serviço. O projeto foi aprovado na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, na última quarta-feira (18).
Rodrigo Martins apresentou substitutivo ao texto original da proposta. Segundo a Agência Câmara, a nova versão estabelece que, uma vez concedido desconto em taxa de juros de operação de crédito, de qualquer modalidade, vinculada à oferta de outros produtos ou serviços, essa taxa será mantida até o final do prazo inicialmente pactuado, ainda que o consumidor cancele os produtos ou serviços.
- Foto: Lúcio Bernado Júnior/ Câmara dos Deputados
Rodrigo Martins diz que a proposta ajuda no equilíbrio nas relações de consumo.
Além disso, o projeto prevê que os bancos a ofereçam mensagem de fácil visualização sobre a proibição da venda casada de produtos ou serviço; como também das taxas de juros praticadas em todas as operadoras de crédito para o consumidor naquela data.
“As operações de crédito são normalmente complexas e envolvem diversos fatores, incluindo taxas de juros, prazos de carência, formas de pagamento. Essa complexidade, aliada à necessidade daquele que procura o crédito, cria um ambiente propício para que o consumidor seja iludido com ofertas que escondem as verdadeiras intenções do fornecedor”, alegou Rodrigo Martins.
Rodrigo Martins
-
Vamos encaminhar mais de 3 mil processos da gestão de Dr. Pessoa ao TCE, diz Silvio
O gestor destacou a necessidade de avaliar cada despesa firmada na outra administração para que os pagamentos sejam honrados com respaldo legal. -
Ministério Público investiga ex-presidente da Câmara de Cristalândia do Piauí
Conforme a promotora de justiça Givânia Alves Viana, o ex-vereador Manaceis de Valcenar é investigado por supostas irregularidades no uso de bens e recursos públicos da Casa Legislativa. -
Silvio Mendes anuncia pagamento antecipado do ticket-alimentação aos servidores
Conforme o prefeito, o pagamento será efetivado na conta de cada servidor na próxima segunda-feira (14). -
Silvio Mendes avalia 100 dias de gestão e destaca investimentos na saúde
O prefeito ainda garantiu que vai trabalhar para criar equilíbrio financeiro até dezembro deste ano. -
TCE reprova contas de governo de 2023 da gestão do prefeito Dr. Pessoa
O ex-prefeito de Teresina informou que não foi notificado sobre a decisão do Tribunal de Contas e relatou que sua equipe jurídica vai tratar do caso.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir