Viagora

Polícia Civil do Piauí deflagra operações contra crimes cibernéticos em São Paulo

Durante a ação, sete pessoas foram presas suspeitas de integrar quadrilhas que aplicavam golpes por meio de sites falsos e falsas centrais de atendimento.

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), deflagrou, nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10), três operações simultâneas no estado de São Paulo com objetivo de combater crimes cibernéticos. As ações, batizadas de Illusio, Speculum e Falso Alerta, resultaram no cumprimento de 20 mandados judiciais, sendo 7 de prisão e 13 de busca e apreensão.

Conforme o delegado Humberto Mácola, os investigados faziam parte de estruturas criminosas especializadas em fraudes virtuais, utilizando sites falsos de leilões de veículos e falsas centrais de atendimento bancário para enganar vítimas em diversas regiões do país. “No momento das prisões, os investigados ainda estavam em plena atividade criminosa, com os sites fraudulentos em funcionamento”, destacou o delegado.

Foto: Divulgação/ Polícia CivilOperações contra crimes cibernéticos em São Paulo.
Operações contra crimes cibernéticos em São Paulo.

A Polícia Civil recomendou que a população fique atentas quanto aos riscos de golpes online e recomendou que os usuários evitem clicar em links suspeitos, desconfiem de ofertas vantajosas demais e nunca forneçam dados pessoais ou bancários a desconhecidos.

O delegado Humberto Mácola destacou, ainda, que a atuação da DRCI demonstra que não existem barreiras geográficas para o combate aos crimes virtuais. “A DRCI vai onde o criminoso cibernético estiver”, afirmou.

As operações contaram com o apoio da Polícia Civil de São Paulo, por meio da DEIC CYBER/SP, do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Delegacia de Polícia Civil do Guarujá.

Facebook
Veja também