Governo decreta calamidade pública em Picos após chuvas intensas
O decreto, com vigência de 90 dias, foi publicado nessa quinta-feira (16) na edição suplementar do Diário Oficial do Estado.
O governador em exercício, Themístocles Filho, decretou estado de calamidade pública provocado por desastre natural no município de Picos, devido às chuvas torrenciais que impactaram a região nos últimos dias, afetando 27.068 picoenses. O decreto, com vigência de 90 dias, foi publicado nessa quinta-feira (16) na edição suplementar do Diário Oficial do Estado.
De acordo com o governo, as chuvas iniciaram em 29 de dezembro de 2024, com precipitação pluviométrica de 160 mm, e se agravaram substancialmente na madrugada dessa terça-feira (14), quando foi registrada nova precipitação de 100 mm. Os especialistas caracterizam a situação como um “evento climático extremo”.
![Resgate em Picos](/media/images/2025/01/15/resgate-em-picos.jpeg.950x0_q95_crop.webp)
Consta no decreto que os fatores climáticos aliados ao alto volume e intensidade das precipitações sobre a cidade e a bacia hidrográfica do Rio Guaribas desencadearam vários desastres naturais de grande intensidade.
Conforme o governo, os fortes temporais deixaram rastros de destruição provocando 1 morte por afogamento, 02 mortes por choque elétrico em rede de distribuição, além disso, cerca de 600 famílias perderam tudo que conquistaram da noite para o dia, algumas dessas pessoas estão alojadas em abrigos e outros na casa de familiares.
No total, 27.068 picoenses foram afetados e necessitam com urgência de assistência humanitária. Além da questão social, a situação também tem gerado destruição de infraestruturas essenciais para a cidade, como vias públicas, pontes, sistemas de drenagem, edificações públicas e privadas.
O governador em exercício destacou no decreto que a Secretaria de Estado da Defesa Civil emitiu parecer técnico atestando a necessidade de medidas emergenciais para reduzir os impactos desses desastres naturais e assegurar o atendimento imediato às vítimas.
Vale ressaltar que o prefeito de Picos, Pablo Santos, já havia decretado estado de calamidade pública no município em 14 de janeiro deste ano.
Com as duas medidas em vigor, segundo o Governo do Piauí, ficam acionados os órgãos e entidades da administração pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado.
-
Homem é preso por estelionato e associação criminosa em Teresina
A ação policial ocorreu na manhã desta quarta-feira (05), segundo a Polícia Civil, o homem integra uma organização criminosa responsável por vários estelionatos ocorridos na capital. -
Duas mulheres são presas suspeitas de tráfico de drogas na zona rural de Madeiro
A ação ocorreu nesta quarta-feira (05) e resultou na apreensão de drogas, celulares e dinheiro, no Norte do Piauí. -
Homem é preso tentando arremessar drogas na penitenciária Major César
A ação policial ocorreu nesta quarta-feira (05); essa é a segunda apreensão em menos 24h na Colônia Agrícola Major César Oliveira. -
Polícia prende suspeitos de arrastões em comércios em Domingos Mourão
A ação policial ocorreu nessa terça-feira (04) próximo a divisa com o Ceará -
Mulher é interceptada com drogas em Penitenciária de Altos
A ação policial ocorreu nessa terça-feira (04), na Colônia Agrícola Major César Oliveira.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir