GAECO deflagra segunda fase da Operação Fragmentado no Piauí
Segundo o GAECO, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva, sendo um destes contra um advogado.
O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público, junto à Polícia Civil do Piauí, deflagraram a II fase da Operação Fragmentado na manhã desta terça-feira (22). A ação tem o objetivo de desarticular um grupo de investigados pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas, comércio ilegal de arma de fogo, lavagem de capitais e falsa identidade.
Segundo o GAECO, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva, sendo um destes contra um advogado.
As investigações apontaram que os suspeitos teriam dado suporte para que o alvo principal, identificado pelas iniciais V.S.C, mesmo preso, continuasse perpetuando o tráfico de drogas na região.
Para isso, segundo o Gaeco, o grupo utilizou a prerrogativa do advogado de iniciais D.P.S., que foi contratado para acompanhar V.S.C. O advogado tinha o papel de levar e repassar orientações para a comercialização de entorpecentes, além de fazer a ocultação de valores provenientes do crime.
De acordo com o Ministério Público, ao longo das investigações, também foi constatado que os advogados ajudaram a entrada da namorada do preso a entrar no sistema prisional, se passando por advogada, configurando crime de falsa identidade.
A operação contou com o apoio do GAECO-MA, GAECO-AM e apoio pericial do Instituto de Biometria Forense da PC-PI, da diretoria Especializada em Operações Policiais (DEOP) e do BOPE da Polícia Militar.
Primeira fase da operação
Em agosto deste ano, o Gaeco deflagrou a primeira fase da Operação Fragmentados. A ação abrangeu os estados do Piauí, Maranhão e Amazonas.
Segundo informações do Ministério Público do Piauí, na I fase, foi dado cumprimento a 12 mandados de prisão e 15 mandados de buscas.
A investigação teve início após a prisão de um suspeito em Teresina, em março de 2024, por porte ilegal de arma de fogo durante uma blitz. A partir dessa prisão, foi identificado um esquema envolvendo a compra e venda de entorpecentes e armas, com o tráfico de drogas sendo conduzido de Manaus para Teresina por barco e ônibus. Em Teresina, as drogas eram distribuídas para outros traficantes locais.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - GAECO
Polícia Civil do Piauí
-
Homem morre em acidente de motocicleta na PI 477 em Pedro II
Segundo informações preliminares, a vítima colidiu contra o meio-fio e caiu em um barranco na madrugada deste domingo (24). -
Suspeito de tentativa de homicídio no Piauí é preso durante operação em São Paulo
Segundo a Polícia Civil, a Operação Lembrados visa a identificação e o cumprimento de mandados de prisão pendentes, principalmente aqueles de crimes violentos. -
Motociclista morre em colisão contra ônibus em Monsenhor Gil
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente foi registrado por volta das 18h desse sábado (23) na BR 316. -
Homem é executado a tiros após ter casa invadida em Luís Correia
O crime aconteceu na madrugada deste domingo (24) no povoado Lagoa do Sobradinho e foi presenciado por uma criança. -
Colisão entre ônibus e carro deixa homem morto na BR 343 em Piracuruca
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), outras duas pessoas ficaram feridas na colisão registrada na madrugada deste domingo (24).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir