Piauí vai criar conselhos territoriais de segurança, diz Chico Lucas
O secretário informou que cada zona de Teresina contará com dois batalhões de Polícia Militar, onde será definido um índice de produtividade.
Nesta quarta-feira (10), o secretário de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), Chico Lucas, falou em entrevista a respeito da nova organização das polícias no estado, que está sendo promovida através da criação de novos batalhões e áreas integradas na capital e no interior.
O secretário informou que cada zona de Teresina contará com dois batalhões de Polícia Militar, onde será definido um índice de produtividade.

“É uma nova forma de organizar as policias, tanto militar, civil, quanto o Corpo de Bombeiros. Não havia uma coincidência entre as delegacias, então, nós estamos criando mais alguns batalhões como no caso de Barras. Também o da zona Leste,cada zona de Teresina vai ter dois batalhões, com duas delegacias seccionais, onde vamos definir índice de produtividade que serão importantes tanto para os policias, quanto para que a população possa cobrar”, disse.
Chico Lucas falou também que serão criados 31 conselhos territoriais, que fiscalizarão o trabalho dos policiais. O secretário comentou que na capital haverá 10, quatro serão instalados na região metropolitano e 17 pelo interior do Piauí.
“Vamos criar conselhos territoriais de segurança pública, são dez conselhos em Teresina, começando pelo do Centro. Discutiremos essa lógica do centro, da segurança pública, e isso vai ser importante para que as forças policiais se submetam a lógica do cidadão e haja essa aproximação entre sociedade e forças policias. Nessas dez, vamos ter um conselho territorial, um delegado responsável, vamos ter os números a disposição da imprensa e da sociedade. Os conselhos vão fiscalizar o trabalho dos policiais”, falou.
Ainda de acordo com o secretário, com os batalhões, foram criadas também novas formas de gratificações para os agentes. Chico Lucas informou que ainda está trabalhando para a regulamentação das gratificações, que ainda terão os critérios definidos.
“Para regulamentar a produtividade, vamos ter que definir que critérios são esses, para isso tem que ter as áreas, então a gente vai ter que definir se é o número de B.Os atendidos? Inquéritos concluídos? Abordagens feitas? Viatura nas ruas? Tudo isso vai ser contabilizado, e as melhores vão ser premiadas, e as piores vão ser responsabilizadas. Tudo isso é uma nova forma de organização, a gente está só dando execução para aquilo que foi planejado”, comunicou.
-
Acusado de matar homem a facadas é condenado a 16 anos de prisão em Teresina
Conforme a denúncia do Ministério Público, o acusado matou a vítima, pois estava inconformado com a cobrança da dívida de um boné. -
Criminoso é morto a tiros em praça na zona Leste de Teresina
A principal suspeita é de que o jovem estava realizando um assalto e um policial reagiu, atingindo o suspeito. -
Denarc prende suspeitos de integrar facção em operação no Alto da Ressurreição
A ação ocorreu em um prédio abandonado conhecido como “Laje” e tem como objetivo o combate ao tráfico de drogas. -
PRF apreende carga com 38,01 m³ de madeira ilegal na BR-316 em Picos
A ação ocorreu durante uma fiscalização de rotina na BR-316, no km 294 da rodovia. -
PF prende homem com celulares e tablets sem nota fiscal no Aeroporto de Teresina
O suspeito foi encaminhado a sede da PF, mas, após os procedimentos cabíveis, foi posto em liberdade mediante pagamento de fiança.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir