Viagora

Fentanil: droga que mais mata nos EUA é apreendida no Espirito Santo

O opioide sintético que é 100 vezes mais forte que a morfina, foi encontrado na região metropolitana de Vitória

A Polícia Civil do Espírito Santo, através do Departamento Especializado em Narcóticos (Denarc), apreendeu em fevereiro 31 frascos de fentanil, um opioide sintético 100 vezes mais forte que a morfina.

A droga foi que foi encontrada pela primeira vez no Brasil, é a que mais causa óbitos por overdose nos Estados Unidos, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).  

Foto: Divulgação/Fentanil é a droga que mais mata nos Estados Unidos
Fentanil é a droga que mais mata nos Estados Unidos

Conforme informações da polícia, a operação tinha objetivo de investigar uma suposta base de armazenamento de entorpecentes e vários materiais ilícitos, feita por traficantes. A local fica próximo à reserva biológica Duas Bocas, no município de Cariacica, região metropolitana de Vitória.

De acordo com os policiais, além dos frascos de fentanil, foram encontrados 136 quilos de maconha, 13 quilos de mistura para cocaína, 2.500 pinos de cocaína cheios, e outros milhares vazios.

Dados da CDC dizem que o opioide sintético existe do tipo farmacêutico, prescrito por médicos para tratamento de dores intensas, e o fabricado ilegalmente, encontrado no mercado de drogas na forma líquida e em pó.

O Centro de Controle ainda estima que mais de 150 pessoas morrem todos os dias de overdoses por drogas sintéticas como o fentanil, com os riscos sendo aumentados por não ser possível mensurar os níveis presentes nas drogas ilegais.

Com informações da CNN Brasil.

Por Kalita Leão

Facebook
Veja também