A segurança do Piauí é prioridade do governo, diz Chico Lucas
O secretário disse que o Governo do Estado tem ciência da criminalidade e que vai responder a altura para reprimi-la.
Durante a solenidade de entrega do Espadim Tiradentes aos alunos em formação da Polícia Militar do Piauí, nessa sexta-feira (21), no Comando-Geral em Teresina, o secretário de segurança do Piauí, Chico Lucas, falou sobre a atuação das facções no estado e quais as ações desenvolvidas para combatê-las.
O secretário informou que o Governo do Estado tem ciência da criminalidade e que vai responder a altura para reprimir ações das organizações criminosas no Piauí.“A gente tem que sempre ter em conta, que o estado, ele é organizado, e vai dar as respostas necessárias. A criminalidade ainda é um problema, a gente tem consciência, a gente fala isso abertamente de modo muito transparente, o governador tem focado muito. Mas os números estão evoluindo e a gente quer que isso evolua cada vez mais, com integração, com organização e com o diálogo perene com a sociedade piauiense”, afirma.
Sobre as ações que as autoridades estão desenvolvendo para barrar as facções no estado, Chico Lucas fala que não existe plano mágico, uma vez que essa repressão acontece por etapas.
“O plano é aumentar o policiamento, aumentar o número de policiais, mas para aumentar o número de policiais demora. Aqui é uma etapa, um oficial demora dois anos para ser formado, um policial nove meses, então nós vamos terminar o primeiro ciclo em junho, depois nós vamos chamar mais (policiais). Então, tudo que está ao nosso alcance está sendo feito na velocidade exigida, porque também não podemos botar um policial na rua portando arma sem um treinamento adequado”, disse.
O secretário afirma que as operações de combate as facções, como a realizada pelo Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Draco), nessa semana no bairro Mocambinho, serão uma constante. “O Draco já mostrou a que veio e nós temos o mapeamento de todas as organizações, de todos os territórios, e aquilo que foi feito na Zona Norte, vai ser feito em toda Teresina e nas cidades onde nós tivemos esse problema de organizações criminosas”, disse.
Além disso, o secretário ressalta que a segurança do estado é uma prioridade do governo de Rafael Fonteles e afirma que vão trabalhar para conter a criminalidade no estado. “Não vamos permitir que organizações criminosas queiram dominar territórios, isso não vai acontecer no Piauí, e é isso que a gente tá tentando evitar, segurança é prioridade no governo”, garante.
Segurança nas escolas
Chico Lucas também comentou brevemente sobre a repressão aos ataques nas escolas do Piauí, mas diz que isso fica a cargo da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), embora a SSP-PI vá realizar o monitoramento das ameaças de violências nas unidades de ensino. “O que a gente pode fazer é na prevenção com a Inteligência, monitorando todas as ameaças, sem levar nenhuma na brincadeira, sempre com muita seriedade. A Polícia Civil e a PM com a Companhia Independente de Policiamento escolar, fez rondas em todas as escolas do Piauí, públicas e privadas”, afirma.
Por Kalita Leão
-
Acidente com caminhão deixa motorista morto na BR 343 em Floriano
Segundo a PRF, o acidente ocorreu na manhã dessa quinta-feira (21) quando o motorista teria perdido o controle da direção e saiu da pista. -
Denarc deflagra operação nº 65 contra tráfico de drogas na Santa Maria da Codipi
Segundo a Polícia Civil, ao longo da operação foram cumpridos quatro mandados de prisão e mandados de busca e apreensão. -
Polícia Militar prende homem e apreende mais de 50 kg de drogas em Teresina
De acordo com a PM, as drogas possuíam os mais variados formatos, seja prensada, desidratada, em tabletes e até sementes de maconha. -
Operação Interditados recuperou mais de 9 mil celulares no Piauí, diz Matheus Zanatta
O delegado destacou que, desde a implementação da operação, o Piauí se tornou referência no enfrentamento aos roubos de celulares. -
Ossada humana é encontrada às margens de rio em Luís Correia
Segundo as informações repassadas pelo 24⁰ Batalhão da Polícia Militar, os fragmentos foram encontrados por moradores da região nesta quinta-feira (21).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir