Plantão de Gêneros passa a funcionar integralmente em Teresina
A unidade será a primeira delegacia piauiense especializada em feminicídio.
O Plantão de Gênero, localizado anexo a Central de Flagrantes de Teresina, funcionará 24 horas em todos dias da semana, a partir de 1º de fevereiro. O plantão atende mulheres, crianças, travestis e transexuais em situação de violência doméstica e familiar. A medida transforma o plantão na primeira delegacia especializada em feminicídio do Piauí.
- Foto: Marcelo Cardoso
Delegada Eugênia Villa
Neste mês, as equipes que integram o Plantão de Gênero passaram por uma qualificação promovida pela Secretaria de Segurança Pública, conforme determinam os dispositivos da Lei Maria da Penha, acrescentados pela Lei nº 13.505 de 08/11/2017. Fora isso, a nova delegacia vai receber uma delegada designada para atuar exclusivamente com casos na investigação de casos em todo o Estado do Piauí.
A delegada Eugênia Villa, Diretora de Gestão Interna da SSP-PI afirmou que as autoridades responsáveis já estão alinhando seus protocolos aos direitos estabelecidos em Lei para as vítimas de violência doméstica.
"É direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar ter um atendimento policial e pericial especializado preferencialmente por servidores do sexo feminino. Outro destaque, é a proibição do contato direto nas audiências dessa mulher com os investigados ou suspeitos e pessoas relacionados a eles, e nós já estamos alinhando nossos protocolos a esses direitos estabelecidos em Lei", ressaltou a delegada.
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
-
Influenciadora digital é presa durante Operação Faixa Rosa em Teresina
Ana Azevedo, que soma mais de 57 mil seguidores no Instagram, foi presa nesta quarta-feira (30), na Invasão Dagmar Mazza. -
Draco deflagra Operação Faixa Rosa e cumpre mandados no Piauí
A ação policial cumpre 34 mandados judiciais contra mulheres envolvidas em organização criminosa. -
Funcionário de hospital é preso suspeito de importunação sexual em Teresina
O delegado Humberto Mácola explicou que o suspeito perseguia as vítimas através de perfis falsos em redes sociais, enviando fotos e vídeos sexuais. -
PM apreende carreta com 60 m³ de madeira ilegal em Simplício Mendes
O gerente de fiscalização da Semarh informou que os auditores da secretaria lavraram o auto de infração e o condutor foi multado em R$ 18 mil pelo crime ambiental. -
Operação do Draco prende casal suspeito de tráfico de drogas em Pedro II
De acordo com o Draco, a polícia estava realizando monitoramento e abordou o casal durante a ação, resultando na prisão em flagrante.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir