Sancionada lei que cria fundo de reparação às vítimas de crimes no Piauí
O projeto de lei visa garantir assistência e reparação de danos físicos, psíquicos, morais e materiais às vítimas de crimes cometidos com violência.
O governador Rafael Fonteles sancionou a Lei nº 8.701, de 16 de maio de 2025, que institui o Fundo Estadual de Reparação às Vítimas de Crimes no estado do Piauí (FERVIC-PI). A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado nessa quinta-feira (22) e tem como objetivo garantir assistência e reparação de danos físicos, psíquicos, morais e materiais às vítimas diretas ou indiretas de crimes cometidos com violência.
Os recursos do FERVIC-PI serão aplicados em programas de proteção e apoio às vítimas, além do pagamento de indenizações a pessoas em situação de vulnerabilidade social, nos casos de crimes dolosos contra a vida, feminicídios, homicídios, lesões corporais incapacitantes ou com deformidade permanente, e atos infracionais similares. Os benefícios poderão ser estendidos a herdeiros ou dependentes das vítimas.

Conforme a lei, a gestão do fundo será de responsabilidade do Conselho Gestor do FERVIC-PI (CG-FERVIC), composto por representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Secretaria de Segunda Pública (SSP) e de entidade civis ligadas à proteção das vítimas.
Rafael Fonteles
Governo do Piauí
Projeto de Lei
Secretaria Estadual de Segurança Pública - SSP
-
Rafael Fonteles transmite cargo ao vice-governador e embarca para Oriente Médio
Rafael Fonteles explicou que vai integrar a comitiva como presidente do Consórcio Nordeste junto a governadores e vice-governadores dos outros oito estados da região. -
Ministério Público investiga UESPI por atrasar pagamentos de bolsas para cotistas
A Universidade Estadual do Piauí informou que não foi notificada sobre o assunto. -
Rafael Fonteles nomeia 50 aprovados em concursos para analistas
Os candidatos foram aprovados no certame regido pelos seguintes editais: nº 01/2024 e nº 02/2024. -
MP recomenda que FMS de Teresina atualize página virtual de medicamentos
A FMS tem 30 dias para acatar as medidas e facilitar o acesso às informações sobre medicamentos fornecidos pela rede municipal. -
Esperantina se destaca na Região dos Cocais com avanços na leitura
A prefeita Ivanária Sampaio, junto ao secretário municipal de Educação, Valdemir Miranda, tem priorizado ações que fortalecem a base da aprendizagem.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir