Viagora

Piauí vacina mais de 260 mil pessoas contra a gripe, aponta pesquisa

Os dados apontam que mais de 264 mil piauienses já foram imunizados contra a influenza em 2025

Os dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), divulgados nessa segunda-feira (19), apontaram que o Piauí se destaca nacionalmente na campanha de vacinação contra a gripe e ocupa a liderança entre os estados do nordeste, com mais de 31% de cobertura vacinal do público alvo. Segundo o levantamento, já são quase 264 mil pessoas vacinadas contra influenza em todo o estado, colocando o Piauí na sexta posição do ranking nacional.

De acordo com o governo, a campanha teve início no dia 7 de abril, quando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) distribuiu as doses aos municípios e às sedes das regionais de saúde. Como parte da mobilização, o estado promoveu no último sábado (17) o Dia D da vacinação, para intensificar a imunização e ampliar o alcance da campanha entre os grupos prioritários.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíCampanha de vacinação
Campanha de vacinação

Leila Santos, superintendente de atenção primária à saúde e municípios da Sesapi, comenta sobre os resultados dos dados. "Esse é um importante resultado, mas é importante ressaltar que as ações de imunização continuam em todo estado. Quem ainda não se vacinou, é fundamental procurar um posto em seu município para garantir a imunização contra a gripe", destacou.

Conforme o governo, a vacina aplicada protege contra três tipos do vírus Influenza e tem como objetivo reduzir o risco de complicações graves e óbitos causados pela gripe. Entre os grupos contemplados na campanha estão crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas, trabalhadores dos Correios e portuários, povos indígenas e quilombolas, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, profissionais das forças armadas, pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, adolescentes em medida socioeducativa e funcionários do sistema prisional.

Facebook
Veja também