Viagora

Piauí receberá selo internacional de área livre de aftosa sem vacinação

De acordo com o governo, o estado receberá certificado da Organização Mundial de Saúde Animal durante assembleia em Paris.

A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA) informou que o Piauí foi oficialmente reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e receberá o selo internacional em Paris, na França. O evento acontecerá entre os dias 25 e 29 de maio, durante a 92ª Assembleia Geral da entidade em Paris, na França.

Conforme o governo, o secretário da SADA, Fábio Abreu, vai representar o Piauí na delegação brasileira que receberá o certificado internacional. A viagem foi autorizada por meio da publicação no Diário Oficial do Estado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá liderar a comitiva do Brasil.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíRebanho Bovino
Rebanho Bovino

De acordo com o governo, o reconhecimento internacional representa um avanço histórico para a pecuária piauiense, que em 2023 já havia obtido o status nacional de área livre de aftosa sem vacinação. Agora, com o aval da OMSA, o estado se habilita a acessar os mercados mais exigentes do mundo para exportação de carne bovina.

Ainda segundo o governo, o setor tem registrado crescimento no Piauí, dados apontam que somente em 2024, as vendas de animais aumentaram mais de 10%, com quase 500 mil cabeças comercializadas, sendo 25% destinadas a outros estados. O abate bovino ultrapassou 100 mil animais, colocando o Piauí entre os três estados com maior crescimento do país nesse indicador.

Por: Islanne Rocha

Facebook
Veja também