Piauí receberá selo internacional de área livre de aftosa sem vacinação
De acordo com o governo, o estado receberá certificado da Organização Mundial de Saúde Animal durante assembleia em Paris.
A Secretaria de Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA) informou que o Piauí foi oficialmente reconhecido como área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e receberá o selo internacional em Paris, na França. O evento acontecerá entre os dias 25 e 29 de maio, durante a 92ª Assembleia Geral da entidade em Paris, na França.
Conforme o governo, o secretário da SADA, Fábio Abreu, vai representar o Piauí na delegação brasileira que receberá o certificado internacional. A viagem foi autorizada por meio da publicação no Diário Oficial do Estado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá liderar a comitiva do Brasil.

De acordo com o governo, o reconhecimento internacional representa um avanço histórico para a pecuária piauiense, que em 2023 já havia obtido o status nacional de área livre de aftosa sem vacinação. Agora, com o aval da OMSA, o estado se habilita a acessar os mercados mais exigentes do mundo para exportação de carne bovina.
Ainda segundo o governo, o setor tem registrado crescimento no Piauí, dados apontam que somente em 2024, as vendas de animais aumentaram mais de 10%, com quase 500 mil cabeças comercializadas, sendo 25% destinadas a outros estados. O abate bovino ultrapassou 100 mil animais, colocando o Piauí entre os três estados com maior crescimento do país nesse indicador.
Por: Islanne Rocha
Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA)
Governo do Piauí
-
Piauí registra aumento de 13% no número de denúncias trabalhistas, aponta MPT
As principais denúncias são relacionadas ao meio ambiente do trabalho, com reclamações sobre ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e jornadas excessivas de trabalho. -
Prefeitura de Esperantina realiza pagamento dos servidores referente ao mês de abril
Os valores já foram creditados nas contas, garantindo que os colaboradores da administração municipal possam contar com seus vencimentos dentro do mês trabalhado. -
Viúva de ex-vereador doa imóveis para Prefeitura de Teresina
A prefeitura informou que os espaços serão transformados em centros de qualificação e geração de renda para mulheres, jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade. -
Prefeitura de Teresina antecipa pagamento dos servidores para o Dia do Trabalhador
De acordo com a tabela de pagamento dos servidores, a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), já está com os valores creditados em conta. -
Rafael Fonteles inaugura novo Espaço da Cidadania Digital no Centro de Teresina
Com investimento de R$ 3,9 milhões, local vai oferecer serviços gratuitos de identificação, saúde, internet e inovação tecnológica.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir