Viagora

Cachoeiras do Piauí: veja os destinos para se reconectar com a natureza

Entre as opções estão Cachoeira da Campeira, Cachoeira do Urubu Rei, Cachoeira de Santo Antônio, Cachoeira do Xixá e Cachoeira do Engenho Velho.

As chuvas transformam as cachoeiras do Piauí em verdadeiros paraísos naturais, tornando o estado um destino ideal para quem busca relaxamento ou aventura. Entre as opções imperdíveis estão a Cachoeira da Campeira, em Alto Longá, e a Cachoeira do Urubu Rei, em Pedro II, a mais alta do estado, com 76 metros de queda d’água.

Para os amantes de adrenalina, a Cachoeira de Santo Antônio, em São Félix do Piauí, é uma excelente escolha. Seu paredão de 32 metros atrai praticantes de rapel e aventureiros. Já a Cachoeira do Xixá, em Batalha, encanta com suas águas, piscina natural e paredões de pedra de quase 9 metros. Outro destaque é a Cachoeira do Engenho Velho, em Cocal, onde uma queda d’água de 50 metros se divide em cascatas antes de formar um lago ideal para banho.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíCachoeira de Santo Antônio
Cachoeira de Santo Antônio

O guia de turismo Vinícius Europeu destaca que as cachoeiras ganham ainda mais beleza durante o período chuvoso, impulsionando o ecoturismo no estado. “A procura por esses atrativos é intensa nesse período, especialmente entre os turistas que buscam experiências de muita aventura. O ecoturismo está crescendo, por exemplo, em Pedro II, destino que possui muitas cachoeiras como atrativos. Além de gerar empregos e renda, o ecoturismo também ajuda a preservar a biodiversidade e a cultura local”, afirma.

Para garantir a segurança dos visitantes, a Secretaria do Turismo (Setur), em parceria com a Defesa Civil, promove o projeto Banho Seguro, que conscientiza turistas sobre os cuidados necessários ao visitar cachoeiras. O Corpo de Bombeiros recomenda planejar os passeios com antecedência, evitar cachoeiras em dias chuvosos e utilizar roupas e calçados adequados.

Facebook
Veja também