Relatório fiscal do último quadrimestre de 2024 é apresentado na Alepi
Conforme o levantamento, as receitas correntes do Piauí subiram de 16 bilhões, em 2023, para 17,9 bilhões em 2024.
Na manhã desta segunda-feira (17), os secretários estaduais da Fazenda, Emílio Júnior, e do Planejamento, Washington Bonfim, estiveram na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para apresentar o relatório fiscal do último quadrimestre de 2024.
Conforme o levantamento, as receitas correntes do Piauí subiram de 16 bilhões, em 2023, para 17,9 bilhões em 2024. Enquanto as receitas de capital cresceram 9,6%, de 2,29 bilhões para 2,51 bilhões.

O orçamento do Piauí em 2024 foi de 20,9 bilhões, 43% foi utilizado para custeio com pessoal e encargos sociais, outros 15% foram para investimentos, 4% para amortização da dívida e 4% com juros e encargos da dívida; 31% foi destinado a outras despesas correntes.
Em relação à transparência do Sistema Único de Saúde (SUS) referente à União, houve um aumento de 63,5%, saindo de 486,9 milhões para 786,3 milhões.
O secretário Emílio Júnior também falou sobre a dívida pública e a necessidade de reduzir os gastos. “Existem dois itens que são sacrificados, a parte do custeio da máquina. A gente já tomou algumas medidas de reduções, já saíram algumas resoluções da Comissão de Gestão Financeira, fazendo com que haja uma pressão para diminuição de algumas despesas, além disso, novas despesas já estão suspensas”, afirmou.

O Washington Bonfim destacou a importância das operações de crédito para minimizar os impactos financeiros. “Aprovamos a reestruturação da dívida com o Banco Mundial e com o Banco Interamericano. A dívida passaria para 20 anos em um banco e 30 anos em outro. A gente só conseguiu melhorar as estradas nesses últimos dois anos em função das operações de crédito. Se melhora infraestrutura, melhora a condição dos empresários e, assim, melhora a arrecadação do Estado”, garantiu.
De acordo com o presidente da Comissão de Finanças, Franzé Silva (PT), o Piauí seguirá em busca de renegociação da dívida pública. “Nós iremos apresentar uma necessidade de que o governador possa se manifestar para toda a Assembleia para tranquilizar a população e os investidores de que o Piauí vai em busca dessa renegociação para ter tranquilidade no cenário econômico piauiense”, explicou.
Confira o relatório financeiro clicando aqui.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Governo do Piauí
Washington Bonfim
-
Semarh diz que vai investigar proliferação de vegetação no Açude Caldeirão
A equipe técnica investiga presença de salvina e possíveis impactos ambientais provocados por excesso de nutrientes na água -
Ministério Público aciona na Justiça morador de Uruçuí por vender imóvel público
A ação civil foi ajuizada pelo promotor de Justiça Thiago Queiroz de Brito após investigações apontarem que o homem vendeu um imóvel cedido pelo município sem autorização. -
Prefeitura de Teresina lança edital do ‘’Minha Casa, Minha Vida’’
As inscrições, que serão realizadas exclusivamente de forma online, começam ainda no mês de maio. -
Americano Robert Prevost é eleito novo papa da Igreja Católica
O novo pontífice foi anunciado nesta quinta-feira (08), após dois dias de conclave, e adotou o nome de "Leão XIV". -
Procon autua clínicas de estética em Teresina após identificar irregularidades
Conforme o Procon, entre as irregularidades constatadas nas clínicas estão alvarás vencidos e realização de procedimentos que necessitam de profissionais médicos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir